agora se me proporcionou, de publicamente o testemunhar em tão sonora e

alevantada tribuna.

Ao encerrar com chave de ouro as brilhantes comemorações do seu jubileu sacerdotal anunciou S. Ex.ª, em palavras repassadas de fé, sinceridade e comoção, o seu propósito de levar por diante até ao extremo limite das próprias forças a sua cruzada sacrossanta em favor dos humildes e dos desprotegidos da sorte e da fortuna.

Imploro a Deus Todo Poderoso que prolongue por muitos anos a preciosa vida de tão bondoso benfeitor, para que, por muitos anos também, pelos inesgotáveis tesouros do seu magnânimo coração, sejam menos pobres os pobres e menos infelizes aqueles que um dia tocou a asa negra da desventura, para glória da Igreja e honra de Portugal.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O orador foi muito cumprimentado.

O Sr. Nunes Barata: - Sr. Presidente: pedi a palavra para mandar para a Mesa o seguinte

Requerimento

« Requeiro que pelos departamentos respectivos do Governo me sejam prestadas as seguintes informações: Aproveitamento geral do rio Mondego para produção de energia eléctrica e irrigação dos campos marginais da Guarda à Figueira da Foz e dos de Cantanhede ao Vouga: Qual o pensamento das repartições oficiais quanto a estes empreendimentos, nomeadamente no que se refere :

1) Ao conteúdo, pormenorizado, do que se projecta;

2) Às possibilidades de realização dos empreendimentos, tendo em conta os aspectos económicos. Quais os estudos apresentados superiormente por empresas particulares relacionados com este aproveitamento e estado actual da sua apreciação;

c) Quais os trabalhos projectados e em execução na bacia hidrográfica do Mondego com o objectivo de repovoamento florestal e de defesa contra a erosão. Porto da Figueira da Foz: Quais as linhas gerais de construção do porto da Figueira da Foz;

b) Como se está executando este empreendimento no que se refere a planeamento de trabalhos, entidades que os executam, verbas a despender e prazos de realização. Ramal de Serpins:

1) O que se projecta quanto ao possível desvio deste ramal no percurso que atravessa a parte baixa da cidade de Coimbra;

2) Considera-se posta de parte a possibilidade de prolongamento do ramal para lá de Serpins ?

b) Ramal da Figueira da Foz a Alfarelos:

1) Existem estudos económicos sobre a possibilidade de electrificação deste troço de via em

complemento dos trabalhos a realizar na linha do Norte, possibilitando-se assim uma ligação mais eficiente entre Coimbra e Figueira da Foz?

1) O que se pensa realizar quanto ao desvio desta artéria à entrada de Coimbra, libertando-a dos inconvenientes bem manifestos na chamada ladeira do Vale do Inferno? Estrada de Coimbra à Figueira da Foz:

1) Quais os projectos existentes para a construção de uma nova artéria, importâncias a despender e possibilidades reais de execução?

2) Dada a inviabilidade de construção de uma nova estrada entre as duas cidades, o que se projecta quanto à melhoria da existente, em quanto estão orçadas as respectivas obras e quando se pensa executá-las? Ligação entre Coimbra e Castelo Branco por Pampilhosa da Serra:

1) Quais os projectos existentes para conveniente correcção e indispensável asfaltagem dos troços que integram esta ligação, a mais curta entre as capitais da Beira Litoral e da Beira Baixa?

2) Quais os prazos dentro dos quais se projecta realizar estes trabalhos?»

O Sr. Presidente: - Vai passar-se à

O Sr. Presidente: - Continua em discussão, na generalidade, a proposta de lei referente à reforma dos tribunais do trabalho.

Tem a palavra o Sr. Deputado Afonso Pinto.

O Sr. Afonso Pinto: - Sr. Presidente: ao usar da palavra pela primeira vez nesta Câmara, a curialidade impõe-me o dever de cumprimentar V. Ex.a

Raras vezes o cumprimento de um dever de cortesia meterá sido tão sumamente grato como agora.

É que, Sr. Presidente, eu sei bem, de ciência certa, quem é e o que vale o homem a quem agora me dirijo.

Eu sei, Sr. Presidente, que V. Ex.ª no alto lugar que ocupa nesta Câmara é bem o que os ingleses, numa frase conhecida e precisa, definem: The rigth man in the rigth place.

Mais sei ainda que V. Ex.ª dentro e fora desta Câmara, há muito que definitivamente marcou o seu lugar como homem público ricamente dotado da mais apurada sensibilidade política, do mais subtil espírito de compreensão, de conciliação e de tolerância, de fine trato, de dignidade, de elegância moral e intelectual.

Mas, além de tudo isso e acima de tudo isso, V. Ex.ª é, sem contestação possível um exemplo vivo da mais perfeita isenção e desinteresse, um nobre coração sempre aberto a tantas e tão aflitivas súplicas da pobre e humilde gente que confiadamente se lhe dirige a pedir valimento.

V. Ex.ª é, numa palavra, que afinal diz tudo, um homem superior, um homem de bem.

Se outras razoes não houvesse - e há-, estas que invoquei seriam mais que suficientes para justificarem o vivo prazer com que, agora publicamente, do alto desta tribuna rendo a V. Ex.ª a devida homenagem d.