políticos fizeram adormecer até ao esquecimento. Pode colocar-se ao Indo da Lei n.º 1 971, baseada numa proposta apresentada em 1938 pelo Dr. Rafael Duque, então ilustre titular da pasta da Economia, n quem a agricultura e a economia nacional ficaram a dever serviços relevantes.

É certamente complexo e eriçado de dificuldades o problema, mas, como tudo na vida, o essencial é começar, e não deveremos amedrontar-nos, porquanto nos últimos vinte e cinco anos muitas outras questões, porventura mais graves e de mais difícil resolução, encontraram já a solução adequada, e, para muitos, até constituem quase factos banais, sobretudo para aqueles que não viveram, as dificuldades e nunca se debruçaram sobre o respectivo estudo.

Há naturalmente pequenas questões de pormenor que merecerão adequada apreciação na especialidade, e não se nega que para uma ou outra disposição da proposta do Governo haja vantagem em perfilhar as sugestões da Câmara Corporativa. Isto não impedirá, porém, que eu me antecipe à resolução da Assembleia, dando com o meu voto o meu sincero aplauso às intenções do Governo, e ao mesmo tempo felicite o ilustre Ministro da Economia pela sua iniciativa.

Sr. Presidente: demorei mais do que desejava as minhas considerações, abusando da muita generosidade de V. Ex.ª para comigo, e fui deixando correr o tempo com palavras desataviadas e uma enfadonha exposição.

Não apoiados.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - A execução da proposta do Governo criará novas fontes para o enriquecimento de uma extensa zona do território nacional e permitirá que aquela boa gente da serra, que nunca descreu de Deus, adquira maior confiança na inteligência e na vontade dos homens.

Tenho dito.

Vozes:.- Muito bem, muito bem!

O orador foi muito cumprimentado.

O Sr. Presidente: - A discussão desta proposta de lei continuará a figurar na ordem do dia da sessão de amanhã, que terá inicio à hora regulamentar.

Chamo a atenção da Assembleia para o seguinte:

O Sr. Presidente da Comissão de Política e Administração Geral e Local sugere-me a conveniência de uma reunião conjunta desta Comissão e da de Economia sobre esta proposta de lei e também sobre a proposta de lei de colonização interna.

Autorizo a reunião conjunta sugerida, devendo os presidentes das comissões respectivas acordar entre si sobre o modo de trabalho e funcionamento da sessão conjunta, que, quanto a segunda proposta de lei, poderá abranger todas as comissões a quem foi mandada baixar.

Está encerrada a sessão.

Eram 19 horas.

Srs. Deputados que entraram durante a sessão:

Henrique dos Santos Tenreiro.

Joaquim Mendes do Amaral.

José dos Santos Bessa.

Paulo Cancela de Abreu.

Rui de Andrade.

Srs. Deputados que faltaram à sessão:

Abel Maria Castro de Lacerda.

Alberto Cruz.

Alberto Henriques de Araújo.

Amândio Rebelo de Figueiredo.

António de Almeida.

António Augusto Esteves Mendes Correia.

Augusto César Cerqueira Gomes.

Camilo António de Almeida Gama Lemos Mendonça.

Jerónimo Salvador Constantino Sócrates da Gosta.

João Carlos de Assis Pereira de Melo.

João Cerveira Pinto.

João Mendes da Costa Amaral.

Jorge Pereira Jardim.

Luís Filipe da Fonseca Morais Alçada.

Manuel Cerqueira Gomes.

Manuel de Magalhães Pessoa.

Manuel Maria Vaz.

Pedro Joaquim da Cunha Meneses Pinto Cardoso.

Venâncio Augusto Deslandes.