O Orador:- Há exemplares em duplicado. Por exemplo : da Vita Christi existe um exemplar na Biblioteca Pública de Évora, com a vantagem de estar completo, pois no da Biblioteca da Manizola faltam as três primeiras folhas; é portanto um exemplar prejudicado.

O facto da distribuição dos duplicados está até dentro do principio, aqui defendido pelo Sr. Deputado Abrantes Tavares, da maior segurança das espécies, pois que, se ardessem as de Évora, ficariam exemplares em Lisboa ou em Coimbra. Mas isso é uma questão para o Ministério da Educação Nacional pensar e resolver.

A moderna investigação está usando um processo económico é prático para, sem deslocações caras, ter ao alcance a matéria dos livros por meio dos microfilmes.

Há dias anunciavam os jornais que em Nova Iorque se ia montar uma biblioteca de microfilmes com a reprodução integral da Biblioteca do Vaticano, e que até vai ter o nome de Pio XII.

Dir-se-á: «Isto só é possível na América do Norte». Pergunt e-se ao Instituto de Estudos Históricos Dr. António Vasconcelos, da Faculdade de Letras de Coimbra, como está enriquecendo o sen recheio. O processo ali usado é, em certa escala, o da microfilmagem das obras existentes longe e até em países estrangeiros.

A investigação a sério não se pode realizar com as matérias restritas do recheio da Manizola.

Ainda há outro recurso, usado em França: um investigador, por exemplo, em Paris pode requisitar obras que se encontram, algures em França. O que se faz nesse pais seria exequível entre nós, modificando, é claro, a orgânica das nossas - bibliotecas públicas, tão necessitadas de reforma e de auxílio.

Por último, Sr. Presidente, vou encerrar estas desataviadas explanações com uma rápida referência aos números estatísticos que o Sr. Deputado Mário de Albuquerque lançou e que, como observei, tanta impressão causaram no espirito de quantos o ouviram e que devem ter colhido a falsa impressão de que a Biblioteca Pública de Évora é um vasto cemitério de livros sem leitores.

Por um lado, os números citados só poderiam ser expressivos em comparação com o movimento de outras bibliotecas públicas.

Por outro lado, quando foram citados os leitores de incunábulos e reservados, houve o lapso imperdoável de não serem mencionados os leitores de manuscritos - a maior riqueza do fundo de Évora.

Ora, leitura especializada, conhecida tecnicamente pôr leitura de cimélios, abrange incunábulos, reservados (os impressos) e manuscritos, que são reservados.

Os números citados estão certos; simplesmente, estão incompletos, porque o verifiquei no Instituto de Estatística, nos mapas originais, que o Sr. Deputado Mário de Albuquerque também viu e não soube interpretar. Vou indicar os verdadeiros resultados da leitura de cimélios, isto é, especializada, na Biblioteca Pública de Évora:

(Ver tabela na imagem)

Que aumentou e não diminuiu!

A seguir peço licença para ler os dados estatísticos oficiais de várias bibliotecas públicas, para se fazer ideia exacta de que Évora vai o, cabeça do rol com avantajada diferença.

Anuário estatístico

(Leitores)

(Ver tabela na imagem)

Mesmo nos anos de 1940-1941, citados pelo Sr. Deputado Mário de Albuquerque, anos que correspondem realmente à fase da reorganização da. Biblioteca de Évora, levada brilhantemente a efeito primeiro pelos Drs. Luis Silveira (director) e Armando Gusmão, depois pelos Drs. Armando Gusmão (director) e Carmelo Rosa e ultimamente também pelos Drs. Leandro Alves, Baptista de Lima e D. Elisa Lumiar Ramos, auxiliados por escassa equipe de funcionários menores, mesmo nesses anos, dizia eu, a leitura comparada é superior em Évora. Vejamos;

(Ver tabela na imagem)

Para encerrar, quero prestar homenagem àquelas ilustres pessoas que citei, que de uma rica, mas desorganizada biblioteca fizeram um instrumento activo de cultura que honra Évora e a Nação.

Agradeço ao Sr. Dr. Mendes Correia o seu elogio a Évora e ao Sr. Dr. Mário de Albuquerque estendo a minha mão de amigo, que compreende a missão que teve de desempenhar.

O Governo dirá a última palavra.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O orador foi muito cumprimentado.

O Sr. Mário de Albuquerque: - Peço a palavra para explicações!

O Sr. Presidente: - Vou dar a palavra a V. Ex.ª para explicações, mas, como V. Ex.ª sabe, tem um tempo muito limitado para esse efeito.