Jerónimo Salvador Constantino Sócrates da Gosta.

João Afonso Cid dos Santos.

João Alpoim Borges do Canto.

João da Assunção da Cunha Valença.

João Cerveira Pinto.

João Luís Augusto das Neves.

João Mendes da Costa Amaral.

Joaquim Dinis da Fonseca.

Joaquim Mendes do Amaral.

Joaquim de Moura Relvas.

Joaquim de Sousa Machado.

Jorge Pereira Jardim.

José Dias de Araújo Correia.

José Garcia Nunes Mexia.

José Maria Pereira Leite de Magalhães e Couto.

José dos Santos Bessa.

José Sarmento Vasconcelos e Castro.

José Venâncio Pereira Paulo Rodrigues.

Luís de Arriaga de Sá Linhares.

Luís de Azeredo Pereira.

Luís Maria Lopes da Fonseca.

Luís Maria da Silva Lima Faleiro.

Manuel Colares Pereira.

Manuel Maria de Lacerda de Sousa Aroso.

Manuel Maria Múrias Júnior.

Manuel Maria Vaz.

Manuel Monterroso Carneiro.

Manuel de Sousa Rosal Júnior.

Manuel Trigueiros Sampaio.

D. Maria Leonor Correia Botelho.

D. Maria Margarida Craveiro Lopes dos Reis.

Mário de Figueiredo.

Ricardo Vaz Monteiro.

Rui de Andrade.

Sebastião Garcia Ramires.

Urgel Abílio Horta.

O Sr. Presidente: - Estão presentes 78 Srs. Deputados.

Está aberta a sessão.

Eram 16 horas e 10 minutos.

O Sr. Presidente: - Estão em reclamação os n.os 25 e 26 do Diário doa Sessões.

O Sr. Moura Relvas: - Sr. Presidente: peço a V. Ex.a para ser rectificado o Diário das Sessões n.º 25 no seguinte :

A p. 381, col. 1.ª, a seguir à 1. 7, devia constar o que segue, que, por lapso, foi omitido:

«Por diploma do corrente ano de 1953 foram estabelecidos, com carácter provisório, os novos quadros para os Hospitais Civis de Lisboa, incluindo já o Hospital de Santa Marta. O pessoal clinico, pela criação do quadro de internos graduados para substituir os contratados além do quadro e o de anestesistas, e contando igualmente com o internato complementar, aumenta para 311 unidades quando completos os quadros. O de enfermagem aumentou para 765. Como a lotação passa para 4 700 camas, a proporção do pessoal clinico já melhorou, passando a l para 15 camas, e o de enfermagem mantém-se. Certamente que a próxima revisão dos quadros, já prevista no novo diploma, ajustará melhor, e na medida do possível, estes números às necessidades reais dos serviços.

Quanto ao número das camas, posso informar: ...».

O Sr. Abrantes Tavares: - Sr. Presidente: no Diário das Sessões n.º 25, e na parte que respeita à minha intervenção, peço para serem corrigidas as seguintes gralhas:

A p. 365, col. 2.ª, 1. 10, em vez de, «autos infantes», deve ler-se «altos infantes». A p. 366, col. 2.ª, 1.13, em vez de: «propunha igualmente o parcelamento, que empiricamente estava apenas indicado com uma extensão, etc.», deve ler-se: «propunha igualmente o parcelamento que empiricamente estava apenas indicado como uma extensão, etc.».

Mais abaixo, a 1. 39, em vez de: «com tantas crescenças regulamentares, etc.», deve ler-se: «com tantas excrescências regulamentares, etc.».

O Sr. Presidente: - Visto mais ninguém desejar usar da palavra, considero aprovados os referidos números do Diário das Sessões com as alterações apresentadas.

Vai ler-se o expediente.

Deu-se conta do seguinte

Da Casa do Concelho de Gouveia apoiando as considerações do Sr. Deputado Paulo Cancella de Abreu acerca do problema do turismo.

O Sr. Presidente: - Está na Mesa um ofício da Presidência do Conselho comunicando que se considera autorizada a consulta da documentação existente nos Ministérios e. serviços por porte do Sr. Deputado Pinto Barriga, conforme pedido seu.

Tem a palavra o Sr. Deputado Magalhães Couto.

O Sr. Magalhães Couto: - Sr. Presidente o Srs. Deputados : sendo a primeira vez que faço uso da palavra nesta Casa, seja-me permitido endereçar as minhas primeiras saudações a S. Ex.a o Sr. Presidente da República, general Craveiro Lopes, a quem Guimarães, terra que especialmente aqui represento, deve momentos de inexcedível exaltação patriótica e bairrista, vividos quando, em meados do ano findo, celebrou, com magnífica exposição industrial e agrícola, que o ilustro Chefe do Estado se dignou inaugurar, e com festas de esplendoroso brilho, a data milenária da fundação do burgo e do centenário da sua elevação a cidade.

Vozes: - Muito bem!

O Orador:-Eu creio, Sr. Presidente, que a celebração de datas milenárias e centenárias como as que ocorreram na minha terra não são tão banais que não devam ter aqui, nesta Assembleia, natural e merecida repercussão.

E porque, por sua parte, assim o entenderam também o ilustre Chefe do Estado e o Governo da Nação, representado por alguns dos seus ilustras membros, não desdenharam associar-se pessoalmente â nossa alegria e ao nosso entusiasmo, dando a todos os actos comemorativos de tão faustosas datas aquele brilho que não seria possível alcançar sem as suas presenças.

Por isso Guimarães, todo o povo vimaranense, vibrando ainda de emoção na recordação de horas de tanto entusiasmo, me impõe, a mim, seu representante nesta alta Assembleia, o grato dever de apresentar ao ilustre Chefe do Estado e ao Governo de Salazar os mais sinceros agradecimentos.

Vozes: - Muito bem!