O Orador: - A patriótica mensagem de V. Ex.ª permite-me ainda afirmar que a abertura, solene desta VI Legislatura marcará na era do resgate, nacional que vai prosseguir a passagem do período de reconstituição para a fase de engrandecimento prevista pelo seu obreiro, S. Ex.ª o Sr. Presidente do Conselho, a quem a Assembleia Nacional, com vénia de V. Ex.ª e em nome do povo português, se permite dirigir nesta hora a mais comovida homenagem de inalterável respeito e de infinita gratidão.

Grande e demorada oração ao Sr. Presidente do Conselho.

O Orador: - Desejo por último secundar desta tribuna de V. Ex.ª aos Portugueses a quem a reconfortadora mensagem leva o feliz augúrio de uma época de engrandecimento nacional. Toda a grandeza, como toda a glória verdadeira, supõem um aumento de responsabilidades que o mesmo é dizer exigência de melhor disciplina social e política e de mais consciente virtude moral.

A mesma confiança e persistência nos princípios que nos libertaram da humilhação e da desordem; a mesma aceitarão alegro dos sacrifícios impostos pela salvação comum.

Empenhados como andamos em dotar todos os Portugueses com a arte da leitura, oxalá esta possa servir-lhes não apenas para recordarem nas fontes da história os feitos dos seus maiores, mas ainda para aprenderem mais facilmente as normas que podem e levar-nos a iguais a iguais, senão maiores cometimentos a bem da Nação.

Vozes : - Muito bem !

O Orador: - Que os brasões armoriados que enfeitam ainda tantas das nossas casas senhoriais deixem de assemelhar-se a lousas funerárias e voltem a reflorir em novos gestos de nobreza e de benemerência social.

Que cada lar português se converta de novo em escola de virtudes e de são patriotismo; que a reconstituição e progresso do nosso património material sejam acompanhados de renovação equivalente do nosso património espiritual e moral.

Se assim for, podemos dizer afoitamente que esta soleníssima abertura virá a coincidir na história com a abertura de uma nova época de verdadeiro engrandecimento e de glória nacional.

O Orador foi vibrantemente ovacionado.

Terminado o discurso do Sr. Deputado Dinis da Fonseca, o Sr. Presidente da Assembleia Nacional disse:

Em nome de S. Ex.ª o Presidente da República, declaro inaugurada esta legislatura da Assembleia Nacional. E, ainda em nome de S. Ex.ª declaro encerrada a sessão.

Eram 17 horas e 54 minutos.