campanha, não se limitarem a aprender a ler, mas dedicarem-se também ao estudo da arte.

No boletim encontra-se uma determinação do Ministério da Educação Nacional pela qual os referidos alunos devem visitar os museus, e especificadamente, em Lisboa, os Museus de Arte Antiga e de Arte Popular.

Diz-se até neste boletim que os museus têm constituído cofres quase inacessíveis ao publico.

Lamentavelmente, os nossos museus, ricos em obras de arte, não têm aquela frequência que todos nós, portugueses cultos, desejaríamos que tivessem.

O Ministério da Educação Nacional, alargando o âmbito da sua campanha ao plano educacional, faz, louvavelmente, com que todos os alunos adultos visitem esses museus.

Vozes: - Muito bem!

O Orador:-Também o Secretariado Nacional da Informação, através das suas exposições, se tem preocupado com a expansão da cultura e educação popular, e as suas exposições de pintura, de iluminura, etc., bem como as exposições regionais, nomeadamente das tapeçarias murais de Portalegre, das colchas de Viana, etc., tem contribuído para difundir conhecimentos culturais na massa populacional portuguesa.

Simplesmente, a maioria das suas exposições estão apenas abertas durante o dia e nas horas habituais de trabalho. É certo que algumas se têm mantido abertas de noite, mas, infelizmente, em muito menor número do que aquelas que têm lugar durante o dia.

De desejar, pois, será que essas exposições, tão interessantes e úteis sob o ponto de vista educacional, se mantenham em permanência durante a noite, para que as pessoas que de dia têm as suas ocupações, e que as não podem por tal motivo visitar, tenham oportunidade de o fazer, aumentando a sua cultura. De tal modo contribuirão mais eficazmente para o apreço da arte, que tão necessariamente se impõe na civilização dos nossos dias. E seria também conveniente que o Secretariado Nacional da Informação, Cultura Popular e Turismo, ao promover essas exposições, as realize, não só com obras de artistas novos, como tem feito, mas também com obras dos museus...

Vozes: - Muito bem!

O Orador:-... museus quer de Lisboa quer da província.

Com a exibição do recheio dos museus de Lisboa, feita em exposições temporárias de obras seleccionadas, promoverá a difusão do seu conhecimento até às camadas populares, levando-as, naturalmente, atraídas pelo interesse, a que amanhã vão visitar os próprios museus de origem.

Através das exposições de obras da província dará possibilidade às pessoas que não podem, quer por razões económicas, quer por razões de tempo, deslocar-se até às várias regiões do Pois onde existem os museus a que. elas pertencem, dará possibilidade, repito, a que essas pessoas conheçam o património artístico do País.

De resto, estas exposições temporárias e organizadas com critério selectivo fazem-se hoje com frequência no estrangeiro, exactamente para se difundir a cultura e a educação artística no meio popular.

Sugiro mais que, sendo o Exército uma escola por onde passam anualmente centenas de cidadãos, se aproveite esse facto para se contribuir, mais do que aquilo que se tem feito, para a educação sob o ponto de vista artístico dos homens que anualmente passam pelas fileiras.

Vozes: -Muito bem!

O Orador:-Estou informado de que os militares da guarnição de Lisboa visitam o Jardim Zoológico e o Coliseu dos Recreios, graças à gentileza das suas empresas. Em compensação não visitam nenhum museu, quer nacional, quer particular, dos que existem na cidade.

De desejar é, pois, que, por entendimento entre os Ministérios do Exército e da Educação Nacional, se concedam facilidades no sentido de que os militares de Lisboa, Porto e outras cidades onde existam museus possam visitá-los acompanhados pelas pessoas competentes que estão à sua testa, as quais deverão, com as necessárias explicações, dar-lhes conhecimento das notáveis obras artísticas que neles se encerram. Estou convencido de que desta maneira contribuiremos, mais uma vez, para que os homens que passam pelas fileiras do Exército possam tomar conhecimento das riquezas artísticas que estão contidas nos vários museus do País, e com isso teremos contribuído para uma maior e mais efectiva educação e cultura popular dos Portugueses, cultura e educação hoje consideradas universalmente como índice da civilização de qualquer povo.

Tenho dito.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O orador foi muito cumprimentado.

sentir de milhões de portugueses, que pretendem ver efectivadas determinadas realizações de importância máxima na vida do povo. E o entusiasmo com que têm sido acolhidas bem eloquentemente o demonstra. Espero e confio que alguns dos problemas aqui equacionados hajam sido ouvidos pelo Governo de Salazar, que tão devotadamente tem sabido, há vinte e cinco anos, guarnecer e dirigir a nau do Estado.

Vozes: - Muito bem!