(ver tabela na imagem)

Os números não precisam de comentários. Tanto os impostos directos como indirectos se mantêm abaixo do índice total, mas aproximam-se bastante dele alguns dos impostos que os constituem.

O alto índice nos rendimentos de capitais não tem grande significado, por serem pequenas as receitas deste capítulo; mas já outro tanto não acontece com o da consignação de receitas, que atingiu em 1952 o elevado nível de 392.

Ver-se-ão as razões deste aumento no respectivo capítulo. Deve contudo dizer-se que uma das regras adoptadas em 1928 foi reduzir ao mínimo as consignações de receitas, de modo a estabelecer a unidade orçamental. Viu-se acima que o acréscimo nas receitas dos impostos directos se elevou a 79 700 coutos - números redondos. Havia sido de 80 000 em 1951.

O maior aumento teve lugar na contribuição industrial, embora também houvesse outras menores, como se nota no quadro seguinte:

(ver qudro na imagem) Estas silo as duas maiores parcelas dos impostos directos, e somam 906 000 contos, ou sensivelmente metade do total. Nas restantes Louve ligeiras subidas nos impostos profissional e de rendimento s mais acentuados acréscimos nos impostos complementar, sobre as sucessões e doações, de sisa e sobre-a aplicação de capitais.

Em «Diversos» há duas verbas importantes: a do imposto de trânsito, que atingiu 7 035 contos em 1952, e a dos juros de mora de dívidas à Fazenda Pública, que alcançou 10 712 contos: As verbas são sensivelmente idênticas às de 1951.

Nos impostos directos pesam muito ás contribuições predial e industrial, o imposto sucessório e o imposto de sisa. O imposto complementar atingiu 249 000 contos em 1952. Recaiu sobre rendimentos sujeitos às contribuições predial e industrial e impostos profissional e sobre a aplicação de capitais, além das colectas sobre imposto de minas e águas mineromedicinais e seguros, e ainda sobre rendimentos de acções emitidas por sociedades com sede no ultramar quando pagos na metrópole. Interessa por isso conhecer os rendimentos colectáveis relativos às diversas contribuições e impostos,