(Ver quadro na imagem)

Indica-se apenas a verba principal na contribuição. Não há, como se nota nos números, estreita proporção entre a contribuição predial, tanto rústica como urbana, o os rendimentos colectáveis, apesar da uniformidade das taxas aplicadas nos últimos anos. As razões são de ordem diversa. Mas os números aproximam-se.

Repartição da contribuição predial Os distritos que liquidam mais contribuição predial rústica (verba principal) são os de Santarém, Viseu, Braga, Coimbra, Évora e Lisboa, todos com quantia superior a 10 000 contos. Os que pagam menores importâncias são os de Setúbal, Castelo Branco, Viana do Castelo, Leiria e Faro, todos compreendidos entre 6 000 e 7 000 contos. Não se contam os distritos das ilhas, com importâncias que sobem de 1 307 contos na Horta para 3 988 no Funchal.

Os números seguintes referem-se tanto à contribuição predial urbana como rústica:

(ver quadro na imagem)

No que se refere à contribuição predial urbana, nota-se que o distrito de Lisboa atingiu 95 155 contos. Subiu quase 10 000 contos em relação a 1951.

Como o total da contribuição predial urbana somou 190 070 contos, a relativa a Lisboa é superior a metade.

No distrito do Porto a importância liquidada andou à roda de 30 000 contos, menos de um terço da de Lisboa. Nos restantes distritos as verbas são muito menores. Os aumentos foram pequenos entre 1951 e 1952.

Vale a pena comparar os anos de 1943 e 1952 - dez anos -, porque as cifras exprimem logo à primeira vista que o grande aumento se deu essencialmente nos distritos de Lisboa e do Porto, embora em muito menor escala neste último.

Nalguns, como Beja, Guarda, Viana do Castelo, Vila Real, a diferença para mais é bastante pequena. Será por falta de novas construções?

Finalmente, os números insertos na última coluna dão a relação entre a contribuição urbana e a rústica. Nota-se logo que em Lisboa e Porto prepondera a primeira, enquanto que nos restantes distritos, com excepção do de Setúbal, a rústica tem muito maior influência.

É de notar o pequeno peso da contribuição predial urbana nos distritos de Bragança (0,17), Beja (0,26), Guarda (0,26), Viana do Castelo (0,28), Vila Real (0,27) e Viseu (0,27).

Relação nos diversos distritos entre a contribuição predial rústica e urbana Há certo número de questões importantes relativas à contribuição predial, que podem ser expressas sucintamente em percentagens, e o quadro que segue dá nota dessas questões.