(ver quadro na imagem)

As cifras devem ser conjugadas, para melhor compreensão, com as referidas no capítulo sobre a contribuição industrial, já que não é fácil relacioná-las com outros capítulos orçamentais, como, por exemplo, no caso dos impostos indirectos.

Evolução dos rendimentos colectáveis Relacionada com 1936, a evolução dos rendimentos colectáveis rústicos e urbanos foi a seguinte:

(ver quadro na imagem)

Adicionais As juntas de província, as câmaras municipais e outros serviços cobram adicionais a contribuição predial, que em 1952 atingiram 114 457 contos (liquidação).

A verba mais importante refere-se às câmaras e atingiu naquele ano '92 466 contos. A evolução dos adicionais à contribuição predial urbana e rústica é como segue:

(ver quadro na imagem)

Contribuição indústrial O peso da contribuição industrial no conjunto dos impostos directos tem aumentado desde 1938, mas o aumento não foi tão sensível como à primeira vista poderá deduzir-se do exame dos valores absolutos de cada um dos impostos.

Em 1952 cobraram-se 563 820 contos, por força da contribuição industrial, e em 1938 a cobrança foi de 189 853 contos, havendo por isso aumento muito pronunciado.

Se forem examinadas as quantias liquidadas por esta contribuição, relativamente ao que se liquidou em outros impostos directos, já a percentagem de aumento se mostra mais moderada. No conjunto dos impostos directos coube em 1938 à contribuição industrial 29,9 por cento, que passaram para 26,6 por cento em 1952.

Excluíram-se para efeitos de cálculo os impostos criados e extintos no período intermédio.

A título de ilustração da importância dos diversos componentes dos impostos cobrados pela Direcção-Geral das Contribuições e Impostos publicam-se a seguir as percentagens que couberam a cada um em 1938 e em 1952:

(ver quadro na imagem)

O exame deste quadro é bastante elucidativo em certos aspectos. Indica um grande retrocesso da contribuição predial e do imposto sobre as sucessões e doações em relação ao conjunto, visto terem passado, respectivamente, de 25,5 por cento para 16,2 e de 15,2 para 8,5 por cento - menos quase 10 por cento do que em 1938.

A descida das percentagens da contribuição predial e do imposto sobre as sucessões e doações no conjunto dos impostos directos foi contrabalançada pela subida em alguns deles - a contribuição industrial, os impostos profissional, complementar, sobre a aplicação de capitais o outros.

Se forem incluídos a taxa de compensação e o Imundo Especial de Transportes Terrestres, as cifras modificam-se um pouco, sobretudo no caso do imposto sobre as sucessões e doações, mas não alteram sensivelmente n significado geral das cifras.

As percentagens são diferentes nos anos intermédios, quando se cobravam os impostos suplementar e sobre lucras de guerra. A contribuição industrial liquidada totalizou 573 758 contos, bastante mais do dobro de 1944 e quase três vezes mais do que há vinte anos. Considerando as alterações sobrevindas na moeda e na estrutura eco-