Como se nota, as importâncias liquidadas por adicionais à contribuição industrial são superiores às liquidadas por adicionais à contribuição predial, não obstante esta última compreender uma verba importante para o Fundo de Desemprego - 6 925 contos em 1952, incluída em "Outros" no quadro acima transcrito.

O exame mais demorado dos adicionais mostra que, no caso da contribuição industrial, os Municípios de Lisboa o Porto - com, respectivamente, 42 963 e

19 479 contos - recebem bem mais de metade do total.

Aos municípios dos distritos de Braga e Santarém compete, a cada um, mais de

3 000 contos. As quantias correspondentes a outros distritos são inferiores. O estudo da repartição geográfica das cobranças ou liquidações da contribuição industrial dá-nos ideia de certos aspectos económicos da vida regional. O estudo é naturalmente sombreado pela importância e densidade das colectas do grupo C. Em todo o caso os números exprimem de certo modo a importância da actividade local.

Nota-se logo o peso de Lisboa e, em menor escala, o do Porto. Parece que a vida industrial e comercial do País tende a concentrar-se nestas duas cidades e suas mais próximas zonas de influência, e de ano para ano, se acentua o fenómeno.

Não é este o momento para o analisar em mais pormenor, mas o assunto precisa de ser visto à luz e condições de natureza social, que são sua consequência.

No quadro seguinte indica-se a verba principal e adicionais da contribuição industrial liquidada nos diversos distritos do País:

(ver quadro na imagem)

No quadro também se mostram os valores aproximados das capitações por habitante e contribuinte.

Lisboa e Porto, num total de 725 000 coutos liquidado, incluindo as ilhas, já comparticipam em 464 000 contos - muito mais do que metade. E em matéria de capitações Lisboa atinge quase 5.000$ por contribuinte, enquanto que o

Porto - bastante populoso e industrial - aparece com cerca de 3.300$.

Braga, Setúbal, Aveiro, Santarém e Coimbra são os distritos de maior contribuição industrial a seguir a Lisboa e Porto, Setúbal é naturalmente influenciado pelas proximidades de Lisboa e dos concelhos industriais, como Barreiro, Seixal, Almada e outros.

A capitação por habitante acompanha, nas suas linhas gerais, os valores absolutos e a capitação por contribuinte.

Seria interessante relacionar as liquidações por distrito com o número de colectas, de modo a determinar o que corresponde a cada colecta.

Liquidação da contribuição industrial por indústrias, comércios e ofícios Tem grande interesse o estudo da repartição da contribuição industrial. Embora seja possível o exame dessa repartição, não se podem dar aqui os números completos. Em todo o caso, convém fixar alguns, tanto mais que eles, pela sua simplicidade, podem logo dar ideia do desenvolvimento de certas actividades em relação a outras.

Publica-se a seguir a lista de alguns que merecem certo interesse:

Mercador de tecidos ou malhas estrangeiros .................... 45

Algodão em rama:

Automóveis, motocicletas e acessórios:

Azeite: