Concórdia nas relações entre os povos traz sempre declínio no imposto de minas.

Se considerarmos a média dos anos de 1930-1931 a 1932-1933, poderemos construir um interessante número-índice relativo a este imposto. Dão-se a seguir os de alguns anos:

Nas cifras vê-se facilmente a influência das compras de minérios para a guerra, traduzidas na elevação do imposto de minas.

Os anos de 1950, 1951 e 1952 indicam a crise coreana e as necessidades do rearmamento. Tabacos. Ainda este ano aumentaram as receitas dos tabacos, cobradas neste capítulo, tendo atingido 147 000 contos.

O conjunto das receitas dos tabacos forma uma verba importante nas contas e parece tender para a subida. As. receitas provêm de diversos capítulos e podem ser agrupadas numa tabela que nos dá uma visão de conjunto:

(Ver tabela na imagem)

Como se observa, a receita dos tabacos já atingiu a casa dos 400 000 contos. Ainda há três anos não alcançava 350 000. O aumento verificou-se principalmente nós direitos aduaneiros e na indústria e venda. As restantes receitas mantiveram-se. A origem do tabaco consumido na metrópole tem sido objecto de preocupações nestes pareceres, por estar situada, na quase totalidade da importação, em país da zona do dólar.

Aliás, parece ser possível importar grande parte da folha das províncias ultramarinas.

No quadro seguinte dá-se nota da importação do tabaco em 1952:

(Ver quadro na imagem)

Continua a notar-se a grande influência dos Estados Unidos. Ultimamente a Grécia exportou apreciáveis quantidades, atingindo já perto de 14 000 contos em 1952. Mas as províncias ultramarinas não melhoraram a sua posição. Angola e Moçambique só exportaram cerca de 4 500 contos.

Além deste tabaco, em folha, ainda vem outro, manufacturado.

Importaram-se 3 062 contos de tabaco em charutos, 2 778 de tabaco em cigarros e 243 de tabaco picado.

Estados Unidos, Cuba, Reino Unido e figuram entre os maiores exportadores. Camionagem. - Este imposto, incluindo o de compensação, rendeu 41 624 contos - um pouco menos do que em 1951.

O imposto propriamente dito incide sobre carreiras de passageiros, complementares, mistas, eventuais e de mercadorias. Liquidaram-se, no conjunto, 23 537 contos. A verba mais importante corresponde aos serviços de aluguer, e, destes, aos de mercadorias (15 834 contos).

Em súmula, as importâncias liquidadas em 1952 referentes a camionagem foram as seguintes:

Contos

O Fundo Especial de Transportes Terrestres contabiliza-se no capítulo sobre consignações de receita, adiante analisado. O imposto de compensação é pago

Selos proprietários de veículos que utilizam combustível e procedência estrangeira não sujeito aos mesmos impostos que oneram a gasolina. Outros impostos. O imposto sobre espectáculos e divertimentos públicos rendeu 19 511 contos - mais cerca de 2.000 contos do que no ano anterior. Aplica-se a teatros, cinemas, touradas, jogos desportivos e outros. A sua liquidação em 1952 consta do quadro seguinte:

(Ver quadro na imagem)