Concórdia nas relações entre os povos traz sempre declínio no imposto de minas.
Se considerarmos a média dos anos de 1930-1931 a 1932-1933, poderemos construir um interessante número-índice relativo a este imposto. Dão-se a seguir os de alguns anos:
Nas cifras vê-se facilmente a influência das compras de minérios para a guerra, traduzidas na elevação do imposto de minas.
Os anos de 1950, 1951 e 1952 indicam a crise coreana e as necessidades do rearmamento.
O conjunto das receitas dos tabacos forma uma verba importante nas contas e parece tender para a subida. As. receitas provêm de diversos capítulos e podem ser agrupadas numa tabela que nos dá uma visão de conjunto:
(Ver tabela na imagem)
Como se observa, a receita dos tabacos já atingiu a casa dos 400 000 contos. Ainda há três anos não alcançava 350 000. O aumento verificou-se principalmente nós direitos aduaneiros e na indústria e venda. As restantes receitas mantiveram-se.
Aliás, parece ser possível importar grande parte da folha das províncias ultramarinas.
No quadro seguinte dá-se nota da importação do tabaco em 1952:
(Ver quadro na imagem)
Continua a notar-se a grande influência dos Estados Unidos. Ultimamente a Grécia exportou apreciáveis quantidades, atingindo já perto de 14 000 contos em 1952. Mas as províncias ultramarinas não melhoraram a sua posição. Angola e Moçambique só exportaram cerca de 4 500 contos.
Além deste tabaco, em folha, ainda vem outro, manufacturado.
Importaram-se 3 062 contos de tabaco em charutos, 2 778 de tabaco em cigarros e 243 de tabaco picado.
Estados Unidos, Cuba, Reino Unido e figuram entre os maiores exportadores.
O imposto propriamente dito incide sobre carreiras de passageiros, complementares, mistas, eventuais e de mercadorias. Liquidaram-se, no conjunto, 23 537 contos. A verba mais importante corresponde aos serviços de aluguer, e, destes, aos de mercadorias (15 834 contos).
Em súmula, as importâncias liquidadas em 1952 referentes a camionagem foram as seguintes:
Contos
O Fundo Especial de Transportes Terrestres contabiliza-se no capítulo sobre consignações de receita, adiante analisado. O imposto de compensação é pago
Selos proprietários de veículos que utilizam combustível e procedência estrangeira não sujeito aos mesmos impostos que oneram a gasolina.
(Ver quadro na imagem)