(Continuação do qaudro anterior, ver imagem)

Os emolumentos alfandegários, que haviam alcançado o quantitativo máximo em 1948 e decaído desde então, atingiram 52 192 contos em 1952. No resto houve ligeiras melhorias em quase todas as rubricas. Serviços de fomento. - O total dos serviços de fomento, incluindo a marinha mercante, subiu a 48 310 contos - contra 41 364 em 1951. O aumento deu-se tanto nos serviços da marinha mercante como nos de fomento, dos quais o mais importante é constituído pelas bolsas de mercadorias. Serviços judiciais e de registo. As verbas mais salientes dizem respeito ao imposto de justiça crime e multas criminais e Arquivo Geral de Registo Criminai e Policial, como se observa no quadro seguinte:

(Ver quadro na imagem)

Houve a melhoria de 2 000 contos, dividida pelo imposto de justiça crime e multas e imposto de justiça cível. Noutras rubricas ainda «e deram progressos, embora menores. Serviços de instrução. - As taxas em 1952 renderam quantia idêntica & de 1951. A maior delas provém dos estabelecimentos de ensino. Serviços militares. - A receita, de 10 519 contos, foi quase toda obtida dos estabelecimentos produtores do Ministério do Exército e da taxa de licenciamento.

A dos primeiros rendeu 3 585 contos e a da segunda 3 616. Além destas há a considerar o Fundo de Instrução do Exército, com taxas no total de 2 307 contos. Incluem-se neste capítulo os grandes estabelecimentos com autonomia administrativa ou financeira, como a Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência, o Porto de Lisboa e os Correios, Telégrafos e Telefones.

As receitas subiram em 1952, pois atingiram 325 876 contos, e em 1951 haviam sido de 290 400 contos. É aquele o número mais alto alcançado até agora.

Contudo - deve notar-se - grande parte das receitas é consumida pêlos respectivos serviços e tem contra-partida nos despesas, como, por exemplo, no Porto de Lisboa, na Imprensa Nacional, nos Portos do Douro e Leixões e em mais.

Rendimentos líquidos são os que se compreendem nas participações em lucros, como acontece nas receitas provenientes da Caixa Geral de Depósitos, do Banco de Portugal e de outros.

No quadro seguinte indicam-se as principais receitas, tanto no domínio privado, como na participação de lucros:

(Ver quadro na imagem)