O grande número de rubricas do capítulo não permite esmiuçá-lo convenientemente. Sob a designação de «Vários empréstimos» incluem-se encargos pagos durante o ano, como o Porto de Lisboa (1 050 contos); Casas Económicas (2 366 contos); Correios, Telégrafos e Telefones (10 194 contos); Portos do Douro e Leixões (2 274 contos); e Portos de Vila Real de Santo António (847 contos); de Setúbal (166 contos); de Viana do Castelo (206 contos); de Portimão (223 contos), e de Ponta Delgada (542 contos).

As garantias de juro referem-se apenas ao porto de Mormugão. A seguir publicam-se algumas verbas importantes de reembolsos no ano de 1952:

Contos

Província de Moçambique ......... 17 944

Juros e Amortizações do Fundo de Fomento

Encargos de empréstimos do Fundo de Fomento

Novo cais na Beira (juros e amortização) 5 123

Marinha Mercante. ...'...... 28 912

Juros e amortizações do Caminho de

Edifícios dos correios, telégrafos e

Além dos reembolsos mencionados há outros de quantias menores relativos aos serviços florestais, Misericórdia de Lisboa, serviços agrícolas, cadeias comarcas e despesas feitas por conta de particulares, e ainda outras despesas (realizadas pêlos diversos serviços do Estado.

VIII Não são estritamente comparáveis as receitas deste capítulo com as de 1951.

Neste ano se contabilizaram as alterações resultantes da criação do Fundo Especial de Transportes Terrestres, que veio de qualquer modo substituir o antigo Fundo Especial de Caminhos de Ferro. Assim, no quadro a seguir publicado deve ler-se Fundo Especial de Caminhos de Ferro até 1951 e Fundo Especial de Transportes Terrestres no ano de 1952, a que correspondem 121 470 contos.

(Ver tabela na imagem)

O exame de cada rubrica mostra que subiram as receitas consignadas a diversos serviços.

Mas houve um decréscimo importante mais aparente do que real pelas razões que adiante se tornarão mais claras. Pode esclarecer-se melhor este capítulo decompondo as diversas receitas.

Assim, no caso das consignadas à assistência, os números mais importantes são:

(Ver tabela na imagem)

Em «Outras receitas» incluem-se a Assistência Nacional aos Tuberculosos (491 contos), o Fundo de Beneficência Pública de Alienados (2 047 contos), Federação Nacional das Instituições de Protecção à Infância (4 082