(continuação da tabela anterior, ver imagem)

Repare-se nas diferenças entre as receitas de dois anos consecutivos e comparem-se essas diferenças com as existentes nas despesas.

Apenas 1939, 1944, 1945 e 1948 fogem à regra, e, se atentarmos na posição desses anos, no movimentado período que o Mundo atravessou - guerras, inflação dentro e fora do País -, talvez possamos achar uma explicação para o fenómeno.

Seja ela qual for, os factos deram-se, e não vale a pena, a não ser para lembrança futura, insistir no assunto. As receitas subiram muito mais do que as despesas, desde 1938 - atingindo a diferença de perto de 1 milhão de contos, o que é notável e justifica os excessos de umas sobre as outras.

Há, no estudo das cifras do orçamento de um país, questões delicadas que reflectem de qualquer modo acontecimentos sérios de natureza política e social.

As cifras valem pelo que está detrás delas, sobretudo quando exprimem resultados na administração pública. Outro aspecto das despesas ordinárias é o seu emprego, de todos os aspectos sem dúvida o mais importante e aquele que merece maior espaço e mais pormenorizados comentários nos pareceres das contas.

Não é fácil destrinçar claramente o que corresponde a cada uma das rubricas em que normalmente se subdividem as despesas, porquanto algumas se acham incluídas em verbas globais, por onde se pagam diversos trabalhos respeitantes a material, pessoal ou outros serviços ou encargos.

O Instituto Nacional de Estatística tem procurado ajustar os números, e no quadro seguinte indica-se, para 1951, onde se utilizaram as despesas:

(Ver quadro na imagem)

Nota-se a subida constante dos encargos da dívida. Em 1952, como se verificará adiante, esses encargos atingem 527 000 contos. Nas pensões e reformas, que fazem parte indiscutivelmente das despesas com pessoal, não se incluem algumas despesas de classes inactivas nem as dos oficiais na reserva.

A fim de esclarecer a rubrica de pessoal, que tem bastante importância, como se observa no conjunto das despesas, publicar-se-ão adiante os números da contabilidade pública respeitantes ao orçamento. E então se farão alguns comentários sobre o assunto.

Não é fácil fazer análise pormenorizada do que se refere a material, e nos serviços e encargos incluem-se sem dúvida despesas com pessoal, porque é deste capítulo que fazem parte as verbas globais de que se falou acima.

Os números, seguintes exprimem, por empregos, as despesas em 1951:

(Ver tabela na imagem)