Forem, para tornar mais claro o significado das cifras, comparam-se as despesas em cada departamento público por intermédio de índices de variação relativamente a 1938. O quadra dá-nos para grande número de anos a evolução da despesa de cada Ministério, da dívida pública e dos encargos gerais:

(Ver tabela na imagem)

Nota-se a progressão das despesas expressas em escudos do ano, tal como são dados pelo índice.

Acentuaram-se as relativas aos encargos gerais e aos Ministérios da Justiça e da Economia e, em menor escala, os dos Ministérios do Interior, dos Negócios Estrangeiros e da Educação Nacional.

Adiante se indicarão as causas quando se estudarem os gastos de cada Ministério. Mas não deixará de notar-se que os índices do Ministério das Finanças e da dívida pública se mantiveram muito abaixo da média do coeficiente total, apesar do salto desta última desde 1950, por motivos adiante referidos.

As verbas em conjunto Fará ter melhor compreensão do significado das despesas, calcularam-se as verbas totais para os Ministérios, encargos gerais e dívida pública e deduziram--se os juros de títulos na posse da Fazenda, de modo a obter-se a despesa efectiva.

Os números são os que seguem:

(Ver tabela na imagem) Convertidos estes números em percentagens, verifica-se que diminuiu, em relação a 1951, o peso dos gastos dos Ministérios no conjunto da despesa ordinária, aumentando o dos encargos gerais e da dívida pública.

As percentagens do ano passado eram, respectivamente, 80,6, 10,6 e 8,8 para os Ministérios, dívida pública e encargos gerais.

Não é indiferente, para o estudo das despesas, a importância de cada uma das classes que as constituem.

No caso actual nota-se não ter sido exagerada a evolução dos encargos da dívida, reduzidos ainda por relativamente altas amortizações efectuadas em 1952, como se verificará adiante.

A evolução dos encargos gerais tem sido sempre no sentido do aumento. O grande aumento, que abaixo se notará, nos encargos gerais da Nação teve origem sobretudo nos serviços da dívida pública e no agravamento das pensões e reformas também visível todos os anos.

Foram mais 65 000 e 21 560 contos do que em 1951. Adiante, no respectivo capítulo, se verificará a causa dos acréscimos. Outros serviços tiveram aumentos sensíveis, como se pode observar no quadro que segue.