(Ver quadro na imagem)

O aumento no pessoal foi de cerca de 550 contos e perto de 100 contos no material, mas nos encargos houve redução importante, principalmente em restituições, que diminuíram para 361 contos. Manteve-se, apenas com ligeiro aumento, a despesa desta Inspecção, que, como atrás se sugeriu, poderia ser inscrita também na soma da despesa feita com a cobrança de receitas. Atingiu 8 600 contos.

O alargamento cada vez maior de funções que lhe são pedidas tem exigido o reforço de verbas. Quando criada era pequena a despesa. Em 1938 ainda não ultrapassava 2 700 contos.

Direcção-Geral das Alfândegas Já se viu que a Direcção-Geral das Alfândegas subiu este ano a sua despesa para 59 923 contos-mais 5 510 contos do que em 1951 e menos 9 288 do que em 1938.

E este o organismo onde houve forte redução de despesas antes da guerra. E, apesar da desvalorização da moeda, ainda se mantém inferior ao nível de 1938.

Os gastos em 1952 podem sumariar-se assim:

Contos

Tribunais aduaneiros .......... 208

Serviço fluvial e marítimo ....... 3 755

59 923

Inscrevem-se nos serviços das alfândegas verbas que representam receitas a entregar a organismos estranhos aos serviços, como, por exemplo, os pagamentos feitos às Juntas Gerais de Angra do Heroísmo, Ponta Delgada e Funchal, que totalizaram 13 313 contos em 1952. For outro lado, há também que considerar as participações em cobranças ou receitas, que foram õ 908 contos no serviço técnico-aduaneiro e 2 226 contos no serviço do tráfego. Outras rubricas não têm interesse especial.

Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência As taxas de juro do sistema bancário, mantiveram nível semelhante ao dos anos anteriores e pode dizer-se não ter havido repercussões sensíveis - no gradual retraimento dos negócios que resultou de melhoria nos acontecimentos da Coreia, principalmente no fim do ano.

O exame das circunstâncias que prevaleceram no comércio bancário, tal como é dado pelo volume de negócios, mostra que o crédito requerido foi prontamente satisfeito, sem perturbações maiores.

Os depósitos voluntários à vista continuaram a aumentar em quase todos os estabelecimentos de crédito. E, à parte uma ou outra contingência, pode considerar-se normal neste aspecto o ano de 1952. Na Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência, que exerce profunda acção no sistema de crédito nacional, também aumentaram sensivelmente os depósitos voluntários, que atingiram perto de 6 milhões de contos.

Os depósitos obrigatórios tiveram crescimento idêntico. Mas neste caso é sabido que o seu significado não tem o alcance económico dos primeiros, visto poderem estar sujeitos a fortes variações, provenientes de levantamentos volumosos.

Nb quadro seguinte indica-se a evolução dos depósitos à vista, a prazo e obrigatórios que formam a carteira da Caixa Geral de Depósitos, expressos em contos:

(Ver tabela na imagem)

Ao todo, somam mais de 8 milhões de contos os depósitos totais desta instituição. Os números são de interesse, porque mostram, embora grosseiramente, os progressos da poupança. Só uma parte do que é depositado na Caixa constitui economias - poupança, para usar o termo já consagrado. O restante é formado ou por depósitos que o Estado, seus organismos ou outras entidades, por força da lei, normalmente depositam na