O total da despesa do Montepio atingiu 54 991 contos.

Era em 1945 de 30 407 e dentro em breve será o dobro da deste ano.

A evolução das despesas foi a seguinte, em contos: No Ministério do Interior a despesa atingiu 613 646 contos - mais 29 200 do que no ano anterior. O aumento deu-se em quase todos os serviços, como se pode ler no quadro que segue:

(Ver quadro na imagem)

(a) A partir de 1940, indutivo, deixaram de fazer parte do Ministério do Interior os serviços de turismo, ficando somente o Conselho de Administração de Jogos, que, pelo Decreto-Lei n.º 36 889, de 29 de Abril de 1948, passou a ter a designação do «Conselho de Inspecção do Jogo».

(b) A diferença verifica-se em «Gastos confidenciais ou reservados» e na Inscrição em 1981 da quantia de 3 350 contos para pagamento das despesas do encerramento do Ano Santo em Fátima.

(d) A diferença para menos verifica-se em «Profilaxia de doenças infecciosas e combate de epidemias e na inclusão do Hospital Joaquim Urbano na Direcção-Geral da Assistência.

(e) Aumento verificado com subsídios atribuídos a estabelecimentos hospitalares, assistência à maternidade, luta contra a tuberculose, assistência à família e despesas gerais.

(f) Aumento verificado na rubrica «Matérias-primas e produtos acabados ou meio acabados para usos Industriais».

(g) Aumento verificado nas rubricas «Pessoal contratado, Serviços de fiscalização e inspecção e «Impressos».

Como já se notou, o numero-índice da despesa deste Ministério, na base de 1938=100, é de 292 e subiu, em relação ao ano anterior, de 13,5.

O desenvolvimento da despesa teve lugar principalmente na segurança pública, sobretudo na Guarda Nacional Republicana, e na assistência pública, que atingiu em 1952 cerca de 262 000 contos.

Houve certas economias nos gastos do Gabinete do Ministro (8 100 contos), divididos por despesas confidenciais, onde houve a economia de 4 750 contos, além do que se deixou de despender com a comemoração do Ano Santo, ou 3 350 contos.

No resto deram-se algumas modificações de certo interesse. Assim, a transferência do Hospital Joaquim Urbano para a assistência trouxe a diminuição de despesa na saúde pública, com o aumento correspondente na assistência.

Alguns outros serviços requereram o reforço de verbas, como a Imprensa Nacional (matérias-primas), a Junta da Emigração e o abono de família. No resto não se deram diferenças sensíveis. Serão indicadas adiante as alterações sofridas em relação a anos anteriores e comentados os motivos, que as ocasionaram.

Direcção-Geral de Administração Política e Civil Podem dividir-se estes serviços em três rubricas principais, com as despesas seguintes:

(Ver tabela na imagem)

Os serviços próprios da Direcção-Geral mantiveram a despesa do ano anterior, e pode dizer-se que a têm mantido nos últimos exercícios. Nos governos civis a diferença para mais foi pequena, cerca de 300 contos, quase toda em material. O consumo foi de 5 230 contos. A despesa da Imprensa Nacional teve um acréscimo de cerca de 430 contos, motivado pela compra de