Os números mostram pertencerem um pouco menos de metade dos despesas ordinárias à Junta Autónoma de Estradas e cerca de um terço aos edifícios e monumentos. O resto é formado por verbas bastante inferiores.

A de maior vulto 6 a dos serviços hidráulicos, que engloba a antiga hidráulica agrícola. Não se incluem as esposas feitas através da comparticipação do Fundo de Desemprego. A diminuição de 988 contos na Secretaria-Geral provém de se ter efectuado em 1951 o Congresso Internacional das Estradas, visto as despesas feitas com a sua realização, se inscreverem nesta dependência.

As verbas mais importantes dizem respeito à Direcção de Obras Públicas do distrito da Horta e às pagadorias de obras públicas. O que resta refere-se quase tudo a pessoal da própria Secretaria-Geral.

e Monumentos Nacionais Voltaram a subir os gastos desta Direcção--Geral, que, por força das despesas ordinárias, somaram 104 919 contos.. O aumento foi devido sobretudo a maiores consumos em material, no capítulo «Construções e reparações».

Os números são os que seguem:

83. Não é fácil comparar as despesas desta Direcção-Geral nos diversos anos - como, aliás, noutros casos acontece -, devido às variações nos preços, que têm influência muito pronunciada na construção civil.

É certo que o trabalho a realizar se ressente muito com as modificações no índice, embora em alguns casos as repercussões não coincidam com os anos económicos.

Ver-se-á adiante, com maior pormenor, a utilização das verbas acima indicadas. Além das obras pagas por força das receitas gerais do Estado, executam-se outras liquidações por verbas inscritas no orçamento das despesas extraordinárias ou nos orçamentos de organismos pertencentes ao Estado, como a Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência, os Ministérios do Exército, da Marinha e da Economia, os correios, telégrafos e telefones e mais. Também o Fundo de Desemprego concorre para diversos fins com importantes comparticipações.

Inscritas nos orçamentos deste Ministério como despesas extraordinárias, há ainda a considerar as seguintes:

Escolas de ensino técnico 26 900

Instalações de liceus ... 9 000 62 047

Casas para famílias pobres ....... 1500

Construções prisionais .......... 12 881

Construções hospitalares .......... 2 304

Hospital-Colónia Rovisco Pais ..... 2 943

Mobiliário, roupa e máqui-

188 289 A verba de pessoal aumentou ligeiramente em relação a 1951, como pode ver-se no quadro seguinte: