Já atinge perto de 500 000 contos a despesa total deste Ministério, que em 1938 se arredondava em, aproximadamente, 190 000.

A subida tem sido gradual e deu-se em quase todas as dependências, mas acentuou-se muito no ensino primário e no ensino superior. Mas tanto o ensino técnico como o secundário tiveram maiores valias bastante apreciáveis.

Além das despesas feitas por intermédio do orçamento do Ministério da Educação Nacional, há outras realizadas no Ministério das Obras Públicas, relativas à construção de edifícios para escolas primárias, liceus e outros e a reparações nos edifícios existentes, compreendendo não só construções escolares, mas museus, bibliotecas e mais.

Contando com essas despesas, o total sobe para perto de 550 000 contos.

Haverá, pois, a acrescentar à despesa ordinária a gasta nos edifícios.

Pode talvez dizer-se, com propriedade, que, se fosse proposto fazer um cômputo dos gastos com a educação e instrução no País, haveria n ecessariamente de se acrescentar as verbas orçamentais para tal efeito utilizadas nos Ministérios do Exército e da Marinha. O que se gastou por força de dotações de obras e edifícios foi o seguinte, em contos, mencionando apenas as principais:

Escolas primárias (Plano dos Centenários)............. 26 147

Como se nota, houve intensificação de trabalhos nos hospitais escolares. As dotações para escolas primárias e para ensino técnico e profissional foram sensivelmente as mesmas que no ano passado. Em relação a 1951 o aumento de despesas foi importante, sobretudo no ensino primário (17 877 contos). Mas também noutras modalidades de ensino se deu acréscimo sensível, como, por exemplo, no superior, liceal e técnico.

No quadro seguinte inscrevem-se as despesas totais:

Adiante serão as contas esmiuçadas com certo pormenor. Apenas se dirá agora que, apesar de grandes, em comparação com outros departamentos, as despesas deste Ministério ainda terão de ser aumentadas. Há necessidade de nivelar os vencimentos de certos funcionários e de melhorar alguns serviços, sobretudo os de investigação. O realizado até agora ainda não é suficiente para assegurar instrução adequada em certos casos. Nota-se no quadro acima transcrito que a maior valia na Secretaria-Geral foi de 445 contos. Nestes serviços inscrevem-se subsídios a organizações relacionadas com a educação, entre as quais merecem referência especial as seguintes:

Contos

Escola Prática de Agricultura (subsídio). 485

Gratificações, ajudas de custo, etc. .... 2 936

As verbas são idênticas às de 1951. Houve ligeira melhoria na Mocidade Portuguesa e nas cantinas escolares. E pena não poder ser maior a projecção das cantinas, que prestam assinalados serviços às populações escolares, no ensino primário. Um reforço de verbas auxiliaria muito as crianças pobres, com alimentação insuficiente na idade da formação.

Está a desenhar-se no País um movimento no sentido de desenvolver a eficácia das cantinas escolares. Talvez que com propaganda mais intensa se pudesse subir o seu número e melhorar a sua influência. Outras verbas dizem respeito a subsídios a jardins-escolas, ao Instituto de Serviço Social e a diversas outras instituições.