do pessoal contratado como do assalariado. Pode avaliar-se o destino da verba de pessoal na tabela seguinte:

A maior valia deu-se no pessoal dos quadros. Foi de cerca de l 000 contos. As despesas de material diminuíram ligeiramente em relação a 1951. Os desvios nos dois anos comparados, para mais ou para menos, inscrevem-se na última coluna do quadro seguinte:

Notou-se na Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos o emprego da verba inscrita para conservação de imóveis, a qual totalizou 2 050 contos, menos 50 do que o ano passado. Desde 1938 a dotação de pagamento de serviços e diversos encargos aumentou de 4 523 contos para 15 084, ou mais 10 561. Não parece exagerado o acréscimo, dado o desenvolvimento que os serviços aparentam ter tido, e a importância dos problemas que há a resolvei em matéria de desenvolvimento agrícola.

Em relação a 1952 o aumento na verba de encargos e pagamento de serviços foi de cerca de 600 contos, mas uma parte importante tem contrapartida em receitas. As outras de maior valia também em parte se recebem de particulares a quem a Direcção-Geral presta serviços, como a seguir se discriminam:

Aparece este ano a verba de 600 contos do plano de fomento agrário.

Algumas das dotações são de interesse porque dizem respeito a investigações que podem influir muito no progresso agrícola .È pena que muitos dos trabalhos prossigam morosamente, por falta de meios ou por outras razões.

Os campos experimentais, que têm prendido a atenção destes pareceres, quando organizados em moldes práticos, poderiam exercer grande influência nas culturas de modo a aumentar apreciavelmente a produtividade.

Receitas As receitas consignadas mau importantes relacionadas com serviços desta Direcção-Geral são:

Contos

Em «Diversas» incluem-se 854 contos relacionados com a Estação de Melhoramento de Plantas. A despesa dos serviços pecuários arredonda-se, em 1952,em 29 300 contos. Era em 1938 de cerca de 8 000. Houve, por consequência, um aumento bastante pronunciado se se tiver em conta a subida média em outros serviços . No quadro que segue dá-se a discriminação conforme as rubricas orçamentais.