(Ver Quadro na Imagem).
A dívida está hoje quase circunscrita aos empréstimos do Estado, que somam 237 500 contos. Extintas em 1950 as operações efectuadas na Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência, restam apenas as contraídas no fundo de seguros do próprio porto, as quais se elevam a 6449 contos.
Plano de melhoramentos
O saldo da conta acusava a seguinte utilização em fins de 1952:
Contos
Deste total uma parcela foi financiada pelas receitas ordinárias (fundo de melhoramentos do porto), outra parcela obteve-se de empréstimos do Tesouro; e também o erário público contribuiu com 100 000 contos.
No quadro seguinte discriminam-se as verbas principais:
Contos
Contudo, devem mencionar-se algumas de inegável interesse.
As obras marítimas mais importantes foram:
Contos
Doca de Pedrouços (pesca) .............. 91 335
Regularização em Cabo Ruivo, incluindo
Cais acostável em Cabo Ruivo ........... 1 415
Outras obras incluem regularização entre a Matinha o Cabo Ruivo (700 contos), ampliação da doca do estaleiro naval (337 contos), muro de defesa na Trafaria (133 contos) e desenhos, projectos, ensaios de materiais, sondagens, planos de arranjos diversos e materiais.
Conhecem-se as opiniões do relator das contas, expressas no parecer, sobre a localização de algumas instalações.
No caso da doca de pesca em Pedrouços a opinião é-lhe contrária.
Parece que a Administração não teve influência nessa localização, visto ter eido ela da directa iniciativa do Poder Executivo.
Contos
Entreposto de Alcântara (delegação aduaneira)..... 3 277
Além destas obras realizaram-se outras, como a construção do armazém em Santos (627 contos), pavimentos de betão (750 contos), compra de armazéns (355 contos), instalação de escritórios (260 contos) e ainda mais, mas de menor importância.
Houve também pavimentações, que consumiram avultadas somas.
Nos terraplenos da doca de Alcântara gastaram-se 3094 contos, e houve outras despesas idênticas na estação marítima da Rocha (805 contos), em Alcântara-Norte (660 contos), entre a Rocha e Alcântara (596 contos) e em vários locais.
O apetrechamento compreendeu rebocadores, guindastes flutuantes, draga, batelões, lanchas e guindastes eléctricos, tudo no total de 48 271 contos.
Pondo de melhoramentos
As disponibilidades existentes em fins de 1952 elevavam-se a 26 181 contos, e empregaram-se até então 110 932.
As aplicações mais importantes foram as que seguem:
Contos