Dos 600 000 ha, números redondos, que formam a área total do distrito nota-se estarem habitualmente em culturas arvenses mais de 400 000 ha.

Cerca de um terço desta área é explorado por couta própria; o resto cultiva-se em regime de renda ou subarrendamento, parceria ou em explorações mistas, tal como se explicou acima.

Nas mistas o grupo mais importante compreende conta própria e renda ou subarrendamento, com cerca de 170 000 ha. Os casos de conta própria e parceria, renda ou subarrendamento e parceria, conta própria, renda ou subarrendamento e parceria são de pouca importância-respectivamente 4103, 2678 e 9 247 ha. Na forma mista incluem-se explorações agrícolas por conta própria, renda ou subarrendamento; renda ou subarrendamento e parceria, e conta própria, renda e parceria.

Qual o tipo de exploração prevalecente?

No distrito de Portalegre há 2229 explorações com forma de exploração mista. A forma de exploração mista simples divide-se do modo seguinte:

Renda ou subarrendamento ........ 1 013

Ainda neste caso a forma de exploração alheia prevalece: 1158 explorações contra 1071, em que a de maior importância é a de conta própria.

O exame dos concelhos indica que em Alter do Chão (44), Arronches (40), Avis (37), Castelo de Vide (47), Fronteira (56), Marvão (67), Nisa (147) e Portalegre (163), nas explorações mistas, as de maior importância são as de renda ou subarrendamento.

Pode, pois, dizer-se afoitamente que tanto em área como em número prevalece no distrito de Portalegre a forma de exploração agrícola não exercida directamente pelo proprietário. Apenas um terço da área é inteiramente de conta própria. A renda ou subarrendamento, a parceria, a exploração mista, dominando nesta última a que inclui renda ou subarrendamento parceria, constituem a forma de exploração em cerca de dois terços da área total.

Dada a importância assumida, no conjunto das áreas, pela forma de exploração simples em regime de parceria, seria de grande vantagem obter elementos que esclarecessem o tipo de contratos entre os parceiros.

Distrito de Beja A superfície do distrito de Beja arredonda-se em 1027 000 ha e o número de explorações agrícolas atinge 19984. O total de explorações de culturas arvenses alcança 19182-apenas 802 não a praticam, o que era de esperar neste distrito.

Cerca de 54 por cento das explorações são feitas por conta própria, incluindo as de muito pequena área, que nalguns concelhos são em número importante, como nos de Moura, Vidigueira e outros.

A forma de exploração que prevalece consta do quadro seguinte:

Explorardes agrícolas segando a forma de exploração

Distrito de Beja

(Ver Quadro na Imagem).

Este primeiro exame das condições que prevalecem no distrito de Beja indica que, no conjunto, cerca de 54 por cento do número de explorações são de conta própria; o resto é explorado sob forma de arrendamento, parceria ou mista, prevalecendo esta última, onde predomina conta própria e arrendamento.

£ frequente nalguns concelhos a exploração em parceria, como no de Castro Verde, onde tem relevo, com 724 explorações, num total de 1 025. O arrendamento ë a parceria, mas sobretudo o primeiro, existem muito

acentuadamente em quase todos os concelhos, mais nuns do que noutros.

Não foi feita discriminação das áreas arrendadas. Neste distrito será mais fácil obter os números, visto estar todo cadastrado, e seria conveniente que os respectivos serviços, para determinado ano, procedessem ao conjunto do total da área arrendada, subarrendada, em parceria ou em exploração mista.

No distrito de Beja, em mais de metade dos concelhos prevalece a renda ou subarrendamento e parceria,