como forma de exploração simples, nas explorações mistas.

Assim acontece em Aljustrel (190), Almodôvar (190), Alvito (40), Beja (320), Castro Verde (97), Cuba (150), Ferreira do Alentejo (191) e Odemira (229).

Distrito de Évora O distrito de Évora, com área total de cerca de 739 000 ha, tem 10 802 explorações agrícolas, sendo 5 966 por couta própria, ou cerca de 55 por cento. O resto vive sob a forma de arrendamento, subarrendamento, parceria ou mista.

Também neste distrito é elevada a área de culturas arvenses. O número de explorações deste tipo é de 9 929 - apenas 873 não tinham cultura arvense. Incluem-se nas cifras os grandes e aã pequenas explorações.

No quadro seguinte indica-se o número de empresas agrícolas e a sua forma de exploração, por concelhos:

Exploração agrícola segundo a forma de exploração

Distrito de Évora

(Ver Quadro na Imagem).

Varia bastante a forma de exploração, prevalecendo, alem da conta própria, a mista, com 2421 explorações, e a renda ou subarrendamento, com 1533.

Neste distrito, como mostram os números, mais de metade das explorações nos concelhos de Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Portel, Reguengos de Monsaras, Viana do Alentejo e Vila Viçosa vivem em regime de renda ou subarrendamento, parceria e mista.

No último caso, isto é, no caso de explorações que incluem alguma ou todas as formas de exploração, prevalece aquela em que a conta própria tem maior importância nos concelhos de Alandroal, Arraiolos, Borba, Mora, Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz e Viana do Alentejo. A área do distrito de Faro é de 507 000 ha, números redondos. Existem 38 014 explorações agrícolas, das quais apenas 1 002 não comportam culturas arvenses. Uma grande parte das explorações, em contrário do que acontece noutros distritos, é feita por conta própria - ao todo 27 886.

No quadro seguinte dá-se a distribuição segundo a forma de exploração:

Explorações agrícolas segundo a forma de exploração

(Ver Quadro na Imagem).