(Ver Quadro na Imagem).

Pode quase dizer-se não existir grande propriedade no Algarve.

Há apenas uma exploração com área superior a 1000 ha e duas com área entre 500 ha e 1000 ha.

Mas a mais pequena exploração, inferior a 10 ha está nos escalões 1-3, 3-6 e 5-10 ha.

Não parece que sejam boas as condições da pequena propriedade.

Há-de ver-se adiante que, na relatividade, é no Algarve, das zonas examinadas, onde há maior número de explorações familiares perfeitas e patronais - ao todo mais de metade do total das explorações. E se considerarmos as de conta própria, simples, com arrendamento ou parceria, ainda o número é bastante satisfatório.

O quadro revela claramente as circunstâncias em que vive o Algarve nesta matéria - acentuando-se em quase toda a sua superfície pequena exploração' agrícola de cultura intensiva.

Meios de trabalho nas explorações agrícolas Um dos índices mais valiosos para o estudo do progresso da exploração agrícola é naturalmente a análise dos meios de trabalho utilizados.

Até certo ponto indica os processos de cultura e o seu grau de progresso.

No inquérito referido neste apêndice, em que se procurou determinar quais os meios de trabalho na área inquirida e como predomina a cultura arvense, foi feita a tentativa de verificar os meios de trabalho por escalões de áreas cultivadas.

Não é praticável fazer agora a análise de todos oa distritos nem descer à minúcia do conjunto das áreas cultivadas. Esse estudo, instrutivo em muitos aspectos, talvez nos pudesse explicar as razões de atrasos e insuficiências notórias e a influência séria e grave que a predominância das formas de. exploração por arrendamento e outras tem nos índices da produção.

Um primeiro quadro dá logo ideia dos meios de trabalho utilizados.

Nalguns concelhos do Ribatejo e do Algarve onde existe propriedade bastante dividida há grande número de pequenas explorações sem meios de trabalho animal ou mecânico.

O trabalho usado é o braço do homem. No quadro que segue discriminam-se as áreas das culturas arvenses.

Meios de trabalho utilizados nas explorações

(Ver Quadro na Imagem). No Algarve, com 38014 explorações, onde apenas 1902 não estão sujeitas a culturas arvenses, há 41 explorações com área superior a 100 ha. O maior número inclui-se no escalão compreendido entre 0,5 ha e 10 ha-pequenas explorações. São ao todo cerca de 32000, num total de 38014, como se nota nos números seguintes:

Com cultura arvense:

O Algarve é, por isso, uma zona de propriedade muito dividida, e daí resulta que o maior número de explorações é de conta própria.

Nesta província há 8540 explorações sem meios de trabalho animal e mecânico, quase todas de áreas inferiores a 5 ha. Na verdade, a maioria está compreendida entre 0,25 ha e lha. Ë a exploração caseira, de tão diminuta importância que apenas emprega o trabalho manual.

Com áreas superiores a 100 ha existem 41 explorações - 9 usam do meio animal e dos meios mecânicos, 31 só do animal e l não tem meios de exploração além do homem.