Podiam repetir-se os números por distritos e por concelhos, de modo a verificar-se quais as zonas onde mais se faz sentir a falta de meios de trabalho mecânico* ou animal. Do mesmo modo se poderia ter ideia da grande concentração de propriedade e do tipo de cultura prevalecente.

Os números vêm expressos em pormenor na obra já citada, que tenta esmiuçar os diversos factores que influem na vida agrícola das províncias inquiridas, incluindo os efectivos pecuários das diversas explorações.

Apenas se rematará este capítulo importante do inquérito com o sumário, por distritos, dos meios de trabalho, tendo sempre em conta que se consideram apenas nos distritos de Lisboa e Setúbal os concelhos que fazem parte do Ribatejo e Baixo Alentejo.

Meios de trabalho utilizados nas explorações

(Ver Quadro na Imagem).

(a) Concelhos da Vila Franca do Xira e Azambuja.

(b) Não se inclui Vila Nova de Ourém e Mação.

(c) Concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines. Um elemento importante no estudo da vasta região inquirida é o do tipo de empresa agrícola que procede à exploração.

Podem considerar-se três tipos fundamentais: a empresa familiar, a empresa patronal (ou diferenciada) e a empresa pública.

Quando o empresário é um produtor autónomo e fornece capitais e trabalho a empresa é familiar - perfeita, se o empresário e família vivem exclusivamente do rendimento da exploração, e imperfeita, se ele ou a família necessitam de trabalhar fora da exploração para suprir a insuficiência do seu rendimento.

A empresa é patronal se o empresário recorre- a estranhos para produzir e neste caso pode ser individual ou societária.

Finalmente, a empresa é pública quando depende de entidades públicas - Estado ou autarquias locais.

Consideradas estas definições, o estudo do tipo de empresa merece um exame cuidadoso.

Empresa familiar perfeita Na tabela que se publica a seguir resumiram-se os principais elementos relativos ao tipo de explorações para os três distritos do Alentejo:

Explorações agrícolas segundo a forma de exploração e o tipo de empresa

(Ver Quadro na Imagem).