(Ver Quadro na Imagem).

Os concelhos de Mértola, Beja e Castro Verde são os de maior área cultivada por seareiros, mas a média por empresário varia bastante.

No concelho de Beja a média da seara é maior do que nos restantes - e os terrenos cultivados de arroz são de pequena área, a não ser os 100 ha e 60 ha em Mértola e Beja. Noutros concelhos as médias por seareiro são mais pequenas: à roda de 8 ha em Serpa, de 7 ha em Castro Verde e menos de 4 ha nos restantes. Nos concelhos do distrito não mencionados no quadro as superfícies cultivadas por seareiros são muito mais pequenas. Acima de 1000 ha só aparecem Ferreira do Alentejo e Vidigueira.

Em Portalegre, que é o distrito a seguir ao de Beja em número de seareiros, com 2 241, os concelhos com mais de 500 ha são:

(Ver Quadro na Imagem).

A cultura do arroz por seareiros tem importância em Avis e, especialmente, em Fonte de Sor. Havia em Ponte de Sor 955 seareiros de arroz e 50 em Avis.

Examinando aã superfícies cultivadas e o número de seareiros nestas áreas, nota-se serem pequenas as médias - cerca de 1,5 ha em Ponte de Sor, de 10 ha em Alter do Chão, de 6 ha em Eivas, de 3 ha em Avis e menos de 5 ha em Castelo de Vide. Quase não há seareiros em outros concelhos; só Portalegre ultrapassa a centena, a cultivar 361 ha.

Em Évora a superfície cultivada por seareiros atinge perto de 20 000 ha (19 276 ha), mas o número é inferior ao do distrito de Portalegre. A seguir indicam-se os concelhos de maior área cultivada:

(Ver Quadro na Imagem).

A maior importância dos seareiros, tanto em número como em área cultivada, está nos dois primeiros concelhos do quadro. Em Portei cultivaram-se 3 599 ha sob coberto e apenas 1193 ha em terra limpa. Nos restantes concelhos as maiores áreas estão sob coberto, com excepção do de Montemor-o-Novo, em que havia 2 100 ha cultivados em terra limpa, e Viana do Alentejo, onde a área era de 2 750 ha, apenas com 157 ha sob coberto. As médias são mais altas neste distrito - menos de 8 ha em Portei, perto de 15 ha em Montemor, mais de 20 ha em Viana do Alentejo e cerca de 68 ha em Redondo e de 8 ha em Alandroal.

Em Santarém o número de seareiros na exploração de arroz atinge 524, numa área de l 398 ha - cerca de um terço do total.

A maior parte da área cultivada por seareiros está situada a sul do Tejo, como se nota nos números do quadro que segue.