149 000 contos do superacit dos invisíveis da metrópole e ultramar com o estrangeiro.

É de assinalar a substancial melhoria do superacit comercial do ultramar com o estrangeiro.

c) Preços. -É por sua vez significativo o quadro dos preços nos très últimos anos (referidos a Agosto os de 1953):

Preços

(Ver quadro na imagem)

Os preços por grosso desceram ligeiramente. Deve, porém, notar-se que esta descida não foi mais acentuada por virtude de os preços da metrópole terem subido ao passo os do ultramar desceram de leve e os preços dos produtos estrangeiros baixaram mais acentuadamente.

Os preços de retalho mantiveram-se inalterados.

d) Moeda. - A solidez da situação monetária resulta, por sua vez, deste quadro:

(Ver quadro na imagem)

Nota-se que, como de costume, a causa principal da variação das responsabilidades totais do Banco reside no comportamento da balança de pagamentos, cujo saldo se repercute na reserva do ouro o divisas.

e) Situação bancária. - De liquidez indiscutível, como se vê dos quadros seguintes:

(Ver quadro na imagem)

Caixas económicas

(Ver quadro na imagem)

Vê-se que tanto nos bancos como nas caixas económicas as reservas de caixa aumentaram expressivamente, para o que concorreu predominantemente o saldo positivo da nossa balança de pagamentos. Quanto ao crédito distribuído, a uma expansão de 405 000 contos efectuada pelos bancos correspondeu uma contracção de 67 000 contos nas caixas económicas.

f) Bolsas. - Outro expressivo indice, igualmente em nosso poder, de que também nos é licito dar notícia:

(Ver quadro na imagem)

Não se interrompeu o processo do movimento nas Bolsas, verificado desde há très anos. Também os índices da Bolsa de Lisboa, tanto o dos títulos de rendimento fixo como o dos títulos de rendimento variável, progrediram durante os primeiros dez meses de 1953.

g) Ano agrícola. - Reputado no seu conjunto satisfatório. Boa produção de trigo, só excedida nas campanhas de 1932 e 1934; as produções de centeio e aveia, equivalentes às de 1952; boa produção de arroz, que um momento se supôs excepcional; a batata, um tanto prejudicada, mas não se prevê avultada importação; o vinho, atingindo a maior produção do quinquénio; o milho e o feijão, bastante prejudicados pela falta de chuva. Os dados reproduzidos, outros muitos que se encontram nos anexos, entro eles o verdadeiro quadro de honra, de onde consta o excedente inalteràvelmente mantido nas contas públicas vinte e cinco anos a fio, a ausência da divida flutuante, o não recurso a impostos novos nos dois últimos anos, o desafogo do Tesouro (com l 6000 000 contos, antes do fecho do ano- o das entradas de Janeiro), os saldos positivos da balança de pagamentos, tudo o mais que resulta da solidez da moeda, da estabilidade dos preços, da salutar conduta dos bancos, dá um ambiente de segura tranquilidade para seguir caminho em 1954.

Felizes, em todo o caso, as circunstâncias que oferecem, como capital de queixa, aos insatisfeitos - um não mais copioso apport ... Não será para as situações contrárias à nossa que se não vêem sempre tão fáceis remédios ? ...