bitual ponderação, é de crer que a solução que venha a adoptar-se para o fornecimento de energia eléctrica à cidade do Porto, a partir de 30 de Junho, será de molde a satisfazer as justas necessidades duma cidade de tão grande importância e que não dispõe de outra fonte de energia barata que não seja a electricidade.

Vozes: - Muito bem, muito bem ! O orador foi muito cumprimentado.

O Sr. Augusto Simões: - Sr. Presidente: depois da minha tímida nota de presença nesta Assembleia votara-me a aguardar o final da sessão legislativa sem tornar a usar da palavra, pois por certo tenho que o limite de bondade que me podia ser concedido já então fora tocado e, por isso, o temor de, ultrapassando-o, não topar com essa bondade e compreensão magnânima aconselhava-me a não tentar de novo a paciência de VV. Exas.

Vozes: - Não apoiado !

o agregado familiar que cheios de esperança constituíram.

Vozes: - Muito bem !

O Orador: - Vendo nessa actividade industrial uma possibilidade de melhorarem a sua condição e a daqueles cuja sobrevivência lhes cumpre assegurar, enredaram-me muitos doa que vivem no meio rural na sua exploração, fiando que os seus recursos técnicos e um indefectível amor ao trabalho poderiam vir aligeirar-lhes as dificuldades das suas economias.

Então, obtido o capital necessário ou indispensável, quase sempre à custa do total comprometimento do pequeno património do seu casal, adquiriram as viaturas que se lhes tornavam indispensáveis e, confiadamente, começaram a trabalhar.

Uma primeira garantia de sucesso era fornecida pelo facto de se haverem superiormente fixado as necessidades de cada distrito de viaturas para tal indústria, o que parecia poder assegurar trabalho em suficiência para todos, arredando a possibilidade de qualquer desenfreada luta de competências no tocante a preços.

Depois, a regulamentação e a disciplina de um grémio impunham a mesma segurança, e era perfeitamente aceitável o conjunto de imposições de natureza tributária; a indústria poderia desenvolver-se, pois estruturavam-na as firmes e bem definidas bases de um razoável condicionalismo, que o próprio sistema corporativo amplamente assegurava, de tanto a considerar elemento

imprescindível no fomento da riqueza nacional e não tolerada actividade de que bem pudesse dispensar-se.

Vozes: - Muito bem!

O Orador:-Com tais garantias, no clima de ressurgimento que a Revolução Nacional já conferira à terra portuguesa, se o amor ao trabalho e a prudência não desertassem do espírito desses industriais, o dia de amanhã haveria naturalmente de conferir-lhes uma relativa abastança.

Porém, cedo começou a desmoronar-se todo este conjunto de justos pressupostos.

Conhece V. Exa. Sr. Presidente, e conhecem VV. Exas. Srs. Deputados, o conjunto de tremendas dificuldades que se têm levantado a esta indústria, como se, efectivamente, interessasse o seu total banimento do mundo das lícitas actividades nacionais, pelo que seria imperdoável furto de tempo rememorar agora o vigoroso teor dos argumentos com que nesta Assembleia - os ilustres Deputados Melo Machado e Pinto Barriga além de outros igualmente ilustres, demonstraram iniludìvelmente a alta conveniência nacional e política e irrecusável e flagrante justiça da revisão do sistema criado, que já nessa altura mostrava desconhecer completamente as realidades, argumentos repercutidos- em desapaixonadas e inteligentes campanhas na imprensa e, muito especialmente, num interessante conjunto de- artigos publicados no jornal O Século, que se tornaram notados pela justeza e alta objectividade dos seus conceitos.

Bastará relembrar que ficou assente como verdade irrecusável que, nas circunstâncias de então, que são as actuais, a capacidade tributária da totalidade ou impressionante maioria dos industriais de camionagem de carga está amplamente comprometida, quer pela concorrência que lhe fazem as actividades particulares, quer pelo condicionamento que se lhe criou, limitando a sua acção, a sua tonelagem e até o transporte de mercadorias que- lhe forneciam um apreciável movimento facilitando os retornos, como, por exemplo, os adubos, que lhe foram interditos, e tudo isto coexistindo com exigências tributárias de exagerada extensão.

Vozes: - Muito bem!

Vozes: - Muito bem !

O Orador: Aqueles, porém, que, ou por serem economicamente mais débeis ou por haverem sofrido uma restrição no seu já diminuto campo de acção, não puderam obter a soma de numerário que lhes permita o