torna indispensável e urgente reforçar substancialmente a verba destinada à Junta Autónoma de Estradas, secundando assim o pedido aqui leito tão oportunamente pelo ilustre Deputado Melo Machado.

Apoiados.

Represento um distrito, o de Viseu, cujos concelhos do Norte, pelo que respeita a comunicações, permanecem em lamentável atraso.

É uma necessidade instante e clamorosa ligar a zona interior montanhosa com a sua capital nata, a cidade do Porto.

A estrada nacional n.º 225-2º. incluída no plano rodoviário e já estudada e projectada nos troços não concluídos entre Vila Nova de Paiva e Castro Daire e entro Ermidas e as proximidades de Rates, conhecida essa região por estrada do vale do Paiva, e cuja construção do segundo troço foi instantemente solicitada pelo nosso brilhante colega Dr. Cerveira Pinto, é de extraordinária importância e de acentuado valor económico, por servir a fértil e linda região do vale do Paiva.

Para além do seu interesse local ou regional, a referida estrada possui um carácter eminentemente nacional, estabelecendo a ligação de muitos concelhos dos distritos da Guarda e de Viseu com a cidade do Porto.

Impõe-se a rápida construção daqueles dois troços.

Igual pedido formulo para a construção da estrada, também já estudada e projectada, entre Cinfães e Castro Daire pela serra de Montemuro, a mais desconhecida serra de Portugal, no dizer do ilustre Prof. Amorim Girão, com certeza a que possui o maior número de aglomerados populacionais e cujo solo se encontra mais cultivado, mas que não possui até ao presente qualquer via de acosso fácil.

E atrevo-me ainda a solicitar das entidades competentes a construção da estrada, já há muito projectada, entre Penedono e S. João da Pesqueira, atravessando a região das ricas minas de ouro daquele concelho, pela qual se encurta em cerca de 10 km a distância entre os dois concelhos.

O Norte do distrito de Viseu, pelo que respeita a comunicações, oferece-nos um panorama de desolação e de abandono.

É, com certeza, a região do País mais pobre em rede de estradas.

Porque assim é, e porque não possui, também, qualquer rede ferroviária, ouso solicitar para ele a esclarecida e sempre pronta atenção do Governo.

Vozes: - Muito bem!

O Orador:- Finalmente, não quero terminar as minhas considerações sem manifestar o meu agrado por ser inserto na Lei de Meios o intento de se providenciar no sentido do serem codificadas e revistas as disposições em vigor sobre abono de família.

Já nesta Assembleia e a este propósito foram proferidas judiciosas e oportunas considerações pelo ilustre Deputado Mons. Santos Carreto.

Perfilho-as inteiramente e faço ardentes votos porque, não podendo por ora adoptar-se o salário familiar, se contribua por forma prática e eficiente para a defesa e protecção da família, fonte de conservação o desenvolvimento da raça, base primária da educação, da disciplina e harmonia social, como se afirma na Constituição.

Tal é o modesto contributo que entendo do meu dever prestar ao iniciar-me nas árduas e difíceis lides parlamentares.

Com fé inquebrantável nos destinos do meu pais, regidos superiormente pelos chefes eminentes Craveiro Lopes e Salazar, afirmo conscientemente o desejo de que se prossiga na obra notável de reconstrução moral e material levada a cabo durante estes vinte e cinco anos e se viva em plenitude a magnifica era de engrandecimento que é o anseio legitimo de nós todos.

A proposta de lei para autorização de receitas e despesas para uma garantia bastante de que, a bem da Nação, assim sucederá.

Tenho dito.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O orador foi muito cumprimentado.

O Sr. Presidente: - Logo, à hora regimental, haverá sessão, tendo por ordem do dia a continuação deste debate, que deve terminar hoje.

Está encerrada a sessão.

Eram 13 horas e 15 minutos.

Srs. Deputados que entraram durante a sessão:

Alberto Henriques de Araújo.

António Calheiros Lopes.

Carlos Alberto Lopes Moreira.

Jorge Botelho Moniz.

Manuel Maria Múrias Júnior.

D. Maria Leonor Correia Botelho.

Ricardo Malhou Durão.

Srs. Deputados que faltaram à sessão:

Abel Maria Castro de Lacerda.

Alberto Cruz.

António de Almeida.

António Carlos Borges.

Augusto Cancela de Abreu.

Augusto César Cerqueira Gomes.

Augusto Duarte Henriques Simões.

Caetano Maria de Abreu Beirão.

Carlos de Azevedo Mendes.

Carlos Mantero Belard.

Eduardo Pereira Viana.

Gaspar Inácio Ferreira.

Henrique dos Santos Tenreiro.

Jerónimo Salvador Constantino Sócrates da Costa.

João da Assunção da Cunha Valença.

João Cerveira Pinto.

Joaquim de Moura Relvas.

Joaquim de Pinho Brandão.

Jorge Pereira Jardim.

José Gualberto de Sá Carneiro.

José Maria Pereira Leite de Magalhães e Couto.

José dos Santos Bessa.

Luís Filipe da Fonseca Morais Alhada.

Manuel Cerqueira Gomes.

Manuel Monterroso Carneiro.

D. Maria Margarida Craveiro Lopes dos Reis.

Mário Correia Teles de Araújo e Albuquerque.

Pedro Joaquim da Cunha Meneses Pinto Cardoso.

Rui de Andrade.

Urgel Abílio Horta.

Venâncio Augusto Deslandes.