Da análise deste quadro II pode ajuizar-se que os maiores dispêndios foram realizados pela Superintendência dos Serviços da Armada, com 72,5 por cento do total, pelo Arsenal do Alfeite, com 14,1 por cento, e pela Direcção-Geral da (Marinha, com 10,6 por cento.

AS despesas fundamento is referem-se às remunerações ao pessoal, à conservação e aproveitamento do material de defesa e segurança pública, aos combustíveis e lubrificantes para fornecimento às diversas unidades e estações de marinha e a géneros alimentícios e artigos de fardamento pura aprovisionamento dos depósitos, a fornecer às mencionadas unidades e estações.

Pode notar-se que neste quadro se não incluiu despesa, com pessoal em determinados serviços, como sejam o Comando-Geral da Armada, o Estado-Maior Naval, a Inspecção da Marinha e a Intendência de Marinha do Alfeite.

Tal anomalia verifica-se também, total ou parcialmente, em outros quadros, porque as Contas Gerais do Estado não lhe fazem referência directa. O caso deve-se certamente ao facto de nesses serviços a despesa com o pessoal ser contabilizada em conselho administrativo pertencente a outro organismo.

Seria preferível que as Contas Gerais do Estado estivessem organizadas de modo a permitir ajuizar completamente em todos os casos dos dispêndios em cada serviço.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - No conjunto do Ministério da Marinha, a despesa ordinária respeitou nas percentagens de 52,5 por cento ao pessoal, 26,4 por cento ao material e 19,4 por cento ao pagamento de serviços e diversos encargos.

Ministério do Exército

As despesas ordinárias e extraordinárias do Ministério do Exército foram, respectivamente, de 589 877 e de 112 000 contos, num total de 702 377 contos.

No ano anterior as mesmas despesas tinham sido de 641 206 e de 82 316 contos, somando 723 522 contos.

Verifica-se, assim, que a despesa ordinária diminuiu 51 329 contos e a extraordinária aumentou 30 184 contos, havendo, portanto, no ano de 1953, em relação ao que o precedeu, uma economia de 21 145 contos.

A principal redução da despesa ordinária proveio da transferência da aeronáutica militar para o novo Subsecretariado. A diminuição dos gastos daí resultante foi de, pelo menos, 67 370 contos, quantia que se obtém das Contas Gerais do Estado no ano de 1952 somando à Aeronáutica militar a base aérea n.º 4. então incluída nas forças eventualmente constituídas.

Os principais acréscimos Já despesa ordinária, no valor de 15 734 contos e 10 390 contos, deram-se, quanto à primeira cifra, nos serviços de instrução, fundamentalmente, com os cursos de oficiais e de sargentos milicianos e com as manobras e exercícios a anuais, e, quanto à segunda, com a alimentação e fardamento das praças de pré, campo de instrução de Santa Margarida. Escola Militar de Electromecânica que aparece em rubrica própria, despesas com o material da rubrica «Despesas gerais».

No quadro III indica-se como ocorreu a despega ordinária no Ministério do Exército.