julgamos, no entanto difícil atribuir desde já especial significado a estes números, que apenas podem traduzir o começo de uma evolução iniciada no ano agora em causa com a criação do Subsecretariado de Estado da Aeronáutica.

Finalmente o quadro VI indica a distribuição da despesa (com excepção da despesa de anos económicos findos de que não foi possível em tempo obter a discriminação por classes, mas tal facto não pode alterar as percentagens referidas na quadro VI dado o diminuto valor dessa despesa de anos económicos findos), couberam aos departamentos militares, mas também que o pessoal, material e pagamento de serviços e diversos encargos absorveram, do total dos dispêndios, respectivamente 46,3 por cento, 37,9 por cento e 15,8 por cento.

A maior percentagem dos gastos coube, portanto, ao pessoal, apesar de neles se não terem incluído as classes inactivas pagas pelo Ministério das Finanças.

Pode concluir-se também da analise do quadro VI, por confronto das despesas com o pessoal e o material, que a proporção destes gastos foi de 1,3:1 na Marinha, 1,8:1 no Exercito e de 1:2 na Aeronáutica.

Despesa com a defesa nacional (por classes)

(Em milhares de escudos)

(ver tabela na imagem)

(a) Arredondamentos

(b) Não inclui as despesas de anos económicos findos.

(c) Inclui o abono de famílias nos Ministérios da Marinha e do Exercito. Não inclui a despesa com as classes inactivas pagas pelo Ministério das Finanças (115932 contos) considerada «Encargo geral da Nação».

(d) Inclui a despesa com acidentes em serviço.

Sr. Presidente: ao apreciar o facto de as despesas totais do Estado se elevarem a cerca de 6400 milhares de contos de que couberam as forças armadas perto de 1700 milhares de contos poderá tirar-se apressada conclusão pouco favorável aos dispêndios militares.

Não se julgue, porem, que o nosso esforço de defesa é superior ao de países com semelhantes responsabilidades. Com efeito indicam-se a seguir para o ano de 1953 as percentagens que as despesas com a defesa nacional relativamente aos orçamentos nacionais, couberam a algumas nações que se integram na O. T. A. N.:

Holanda, 24,2 por cento; Bélgica, 28,1 por cento; Dinamarca, 28,8 por cento; Noruega, 29 por cento; Itália, 29,3 por cento: Turquia, 49,5 por cento, e Grécia, 57,5 por cento elementos estes que foram colhidos em fonte não oficial, mas se supões digna de confiança.

De resto para formar juízo completo e imparcial, é preciso olhar para além dos números, até subir, em primeiro lugar, aos elevados objectos que eles permitem atingir.

É o caso, por exemplo da segurança e manutenção da inviolabilidade das nossas fronteiras espalhadas pelo Mundo.

Vozes:- Muito bem, muito bem!