A evolução das principais produções da indústria têxtil consta do quadro IX.

Dignos de nota são os aumentos registados na produção de fios e tecidos de têxteis artificiais, bem como na dos tecidos mistos de algodão.

A situação no 1.º semestre de 1954 melhorou, em relação ao aspecto produtivo, sobretudo no que respeita aos fios de têxteis artificiais, que, longe de consolidar-se, continuou a evolução no sentido do crescimento. Deve igualmente salientar-se a melhoria das produções dos tecidos de algodão e dos tecidos mistos de lã, bem como da dos fios de algodão.

Pela largueza do mercado nacional, pelas possibilidades oferecidas pelo mercado externo, pelo facto de dispormos de matéria-prima portuguesa o sector da indústria de algodão pode e deve vir a ocupar posição de excepcional relevância no quadro da riqueza nacional.

É este um dos sectores da indústria em que mais fácil e seguramente poderemos - se quisermos - passar a trabalhar na escala mundial.

Indústrias têxteis

(unidades tonelada)

(Ver quadro na imagem)

21. De entre as indústrias relacionadas com os serviços públicos sobressai sem dúvida a da electricidade.

Cotejando as produções de energia eléctrica de proveniência térmica de 1952 e 1953 evidencia-se o extraordinário aumento da que teve lugar durante este último ano.

A situação neste 1.° semestre modificou-se por completo, aumentando a produção hidroeléctrica em 44 por cento e diminuindo a termoeléctrica em 60 por cento (quadro X), mantendo-se essa tendência no período de Janeiro a Setembro (hidroeléctrica +71 por cento e térmica -74 por cento), relativamente a iguais períodos de 1953.

A energia armazenada nas albufeiras em fins de Julho de 1954 ultrapassava largamente a que havia no mesmo mês do ano passado, melhorando a situação um mês depois.

Produção de energia eléctrica

(Ver quadro na imagem)

22. Durante o ano de 1953 aumentou a actividade da indústria de fundição (segunda fusão) em relação ao ferro e aço , acentuando-se essa tendência no 1.º semestre de 1954. Quando aos outros metais, o volume de produção em 1953 foi inferior ao do ano anterior, mas evidenciaram-se sinais de recuperação no 1.º semestre deste ano, com excepção do latão.

O fabrico de limas teve um ritmo de trabalho inferior, mas no de louças notou-se uma nítida recuperação.