O Orador: - O ensino tem de pôr-se ao serviço da formação do carácter, até porque a maior parte das ideias necessárias à vida comum resultam, em nossos dias, da experiência quotidiana.

E neste aspecto verifica-se que a multiplicação de regulamentos e circulares possibilita a generalização da fraude e desprestigia a lei.

Vozes: - Muito bem!

O Orador:-É o liceu necessariamente e apenas um. meio de acesso às Universidades? Tem por objectivo simultaneamente a cultura propedêutica indispensável a quem terá de intervir na vida do País, para melhor desempenho da missão que lhe vier a caber?

As nossas Universidades não terão complicado o valor do ensino profissional?

A grande maioria dos professores universitários - escrevia há tempos uma revista inglesa é, na actualidade, composta de pesquisadores. Com isso as relações pessoais entre o professor e o estudante, factor de indiscutível importância na educação universitária, ficaram seriamente prejudicadas, porque a função do professor no ensino superior é interessar e inspirar.

O pensamento criador ó coisa rara.

Não será a minúcia técnica prejudicial à própria amplidão mental?

Julgo que nas nossas Universidades, ao contrário do que se imputa como censura a outras, há poucos pesquisadores è quase nula investigação.

Vozes: - Muito bem!

O Orador:-Refiro-me particularmente às Faculdades de Ciências, desfalcadas de professores, com frequentes e ineficientes acumulações de regências, sem meios, com fracas dotações e, sobretudo, sem renovação de pessoal docente. E, todavia, seria nas equipes de investigadores, a estimular, que estas Faculdades poderiam vir a recrutar um apreciável número de seus futuros assistentes - Vita dedit nil sine magno labore mortalíbus.

O apoio imerecido aos «predilectos» não revelados é o pior obstáculo à verdadeira selecção.

A consciência que temos de que está nascendo um mundo novo é a única coisa que nos deve consolar ao ver ruir e soçobrar muito .daquilo a que estávamos habituados, e a verdadeira equidade é aquilo que, sendo independente dos homens e dos seus costumes, a todos convém.

Vozes: - Muito bem!

O Orador:-Dos elementos fornecidos, e fidedignos, se fizeram os mapas elucidativos que me permito divulgar: