para leste o centro de gravidade do seu potencial de guerra.

A União Soviética, para subtrair o seu povo, e aqueles que pela violência submeteu a influências externas, isolou-se por detrás de uma densa «cortina de ferro» que a ternária invulnerável. Mas, a par deste aspecto puramente defensivo, sucede que o seu extraordinário poderio bélico se encontra à disposição de um partido, cujo objectivo supremo é o domínio mundial através da revolução comunista.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Para sobreviver, para manter uma civilização cimentada através dos séculos e baseada nos mais elevados princípios que o homem soube conceber, a Europa, apoiada pelo mundo livre, de que a grande nação americana tem sido a pioneira, encontrou uma fórmula: muniu-se de um instrumento político que lhe permitiria cobrir as suas populações e os seus territórios de ambiciosas investidas.

Assim nasceu o Tratado do Atlântico Norte, assinado em Washington em 4 de Abril de 1949.

Vozes: - Muito bem!

que o Mundo tem assistido a partir de 1945, foi dominada por características de agressividade e expansionismo que justificam as mais graves apreensões. Tudo leva a crer que a União Soviética só consentirá em negociar quando o mundo livre, afirmando uma organização defensiva conveniente, possa ostentar meios e recursos susceptíveis de se oporem aos que ela acumulou.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Não se situa no ambiente desta Casa a discussão dos problemas estratégicos que advêm da presente conjuntura e respeitam à segurança da Europa.

Pode, no entanto, afirmasse que a contribuição alemã para a defesa comum é verdadeiramente imprescindível, dado o seu alto valor nos aspectos político, militar, económico e moral.

Com efeito, perante a Rússia e países europeus que gravitam a sua órbita, num total de 250 milhões de homens, o Ocidente não podia dispensar nem o potencial humano nem as possibilidades industriais da República Federal Alemã. A sua cooperação na defesa conjunta atinge o efectivo de 500 000 homens, dos quais 400 000 se destinam ao exército. Permitem estes a mobilização de 12 divisões, contingente que em relação às 47 divisões imediatamente disponíveis pela O. T. A. N. se traduz pela elevada percentagem de cerca de 26 per cento.

Meditando nestes números, torna-se evidente o valor do esforço militar da República Federal na causa comum, s obretudo se atendermos à aptidão excepcional do Alemão para instruir, formar e conduzir soldados.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - A importância do rearmamento da Alemanha Ocidental é ainda manifesta para quem, ao pesquisar as possibilidades de mobilização da comunidade atlântica e da Rússia, verifica a preponderância da potência continental e dos seus satélites, afirmada, respectivamente, por cerca de 175 e 80 divisões que imediatamente podem entrar em acção.

Nem se suponha que a supremacia dos países associados no domínio atómico possa dar lugar a dúvidas quanto ao interesse ou à oportunidade da acessão da República Federal ao Pacto.

Se considerarmos o aspecto económico, verificamos não ser menor o grau daquele interesse, unia vez que as produções alemãs de carvão, aço e alumínio - para ratar apenas algumas das fundamentais -, em relação ao conjunto França, Reino Unido, Itália e Bélgica, representam cerca de 38, 40 e 53 por cento, respectivamente.

Acresce ainda que, adicionando as produções de carvão e aço do Alemanha Ocidental às das potências mencionadas, se obtêm totais superiores às previsões russas para 1955.

Por outro lado, olhando aos valores morais e à mística que deve animar o Ocidente, e considerando o aspecto primordial desta força, também não pode deixar de atender-se as altas qualidades dum povo, dotado como poucos de espírito organizador, trabalhador incansável e persistente, cuja recuperação neste agitado pós-guerra, tem sido motivo de admiração para todo o Mundo.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - Não é lícito aguardar que as consequências da aprovação, pelos Parlamentos interessados, do Protocolo que se discute agora se registem imediatamente.

Passando, porém, a dispor-se duma força potencial que, dentro de cerca de três anos, se espera seja efectiva, mantém-se a esperança de salvaguardar a paz tão ardentemente desejada por todos os que, ao respeitá-la, estão também decididos ao máximo sacrifício que ela possa exigir.

Sr. Presidente: há outro aspecto, não menos relevante, que se espera advenha da ratificação do Protocolo. É que o conflito ideológico alimentado pela Rússia exige, para lhe fazer face com êxito, uma melhor compreensão, um mais sério entendimento da comunidade europeia; necessita que povos e governantes se não situem em pontos da história já de há muito ultrapassados. Só assim poderá ser frutuoso o reforço de segurança que se tem em vista.

Estou certo de que a acessão da República Fedem. Alemã ao Pacto do Atlântico facilitará o convívio, atenuará divergências, tornará mais unida e, portanto, mais eficiente uma comunidade cujo valor se medirá sobretudo pela coesão espiritual do conjunto.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Se for este o princípio que a todos sobreleve, pode afirmar-se que se estará de posse de um