com o indispensável concurso do Ministério das Finanças.

Sr. Presidente: é facto bem conhecido que a actual situação política tem despendido um esforço hercúleo em favor da valorização da agricultura portuguesa.

Vozes: - Muito bem!

O Orador:-A lavoura do Baixo Alentejo tem perfeita consciência da extensão e importância dos benefícios de toda a espécie que tem recebido do Estado Novo, entre os quais avulta a criação, em 1933, da Federação Nacional dos Produtores de Trigo, organismo que, pela sua presente actuação, tem contribuído notavelmente para a segurança e defesa económica da produção cerealífera.

A lavoura do Baixo Alentejo está profundamente grata aos Governos do Estado Novo pelo auxilio, alento e carinho que deles tem recebido e aproveita todas as oportunidades que se lhe deparam para o proclamar, pela boca dos seus mais altos e representativos valores.

E reconheça-se que ela bem merece a protecção de que tem beneficiado e de que venha a beneficiar, pelo seu acendrado patriotismo, pelo seu espirito de compreensão e de sacrifício, pelo seu valioso contributo para a obra magnífica do ressurgimento nacional.

Vozes: - Muito bem!

Vozes: - Muito bem, muito bem!

risolado patriotismo me é grato render as melhores homenagens - um apelo, um veemente apelo, para que, tão rapidamente quanto possível, seja cumprida pelo Governo a promessa feita ao distrito de Beja, vai para treze anos, e, finalmente, dotado o e Celeiro do País» de obra tão necessária e de tão larga, fecunda e benéfica projecção.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O orador foi muito cumprimentado.

O Sr. Amorim Ferreira: - Sr. Presidente: peço a V. Ex.ª que me conceda a palavra para, em poucos minutos, prestar breves esclarecimentos ao que acaba de dizer o Sr. Deputado Lima Faleiro.

O Sr. Presidente:-Tenha a bondade.

O Sr. Amorim Ferreira:. - Aponto a elegância com que o Sr. Deputado Lima Faleiro acaba de expor o assunto e ratifico as informações trazidas por S. Ex.ª à Assembleia no que respeita à instalação da estação meteorológica de Beja num talhão do terreno destinado h futura estação agrária.

As minhas informações confirmam o que disse S. Ex.ª O Serviço Meteorológico Nacional teve necessidade de instalar em Beja uma estação para obter informações destinadas a satisfazer as necessidades gerais do País e as trocas internacionais; e, quando teve de escolher o local para instalar a estação, conseguiu satisfazer ao mesmo tempo as necessidades de carácter geral e as necessidades especiais da futura estação agrária. De acordo e por entendimento com a Direcção-Geral dos Serviços Agrícolas e a Federação Nacional dos Produtores de Trigo, foi possível destinar à instalação da estação meteorológica um pequeno talhão do terreno destinado à futura estação agrária.

A estação meteorológica, desempenhará a sua função de utilidade geral e além disso fornecerá informações que serão aproveitadas pela estação agrária, que delas necessita. Quer dizer: instalar a estação meteorológica antes da estação agrária não correspondeu a «colocar o carro adiante dos bois», porque a estação meteorológica tem outras funções a desempenhar. Mas a instalação imediata da estação meteorológica terá a vantagem de que, quando a estação agrária começar a funcionar - e oxalá seja brevemente -, já disporá da colaboração indispensável da estação meteorológica instalada no mesmo local.

Repito: foi justamente para atender também às necessidades da futura estação agrária de Beja que, com a boa vontade das entidades interessadas, o Serviço Meteorológico Nacional foi instalar a sua estação num talhão do terreno destinado à estação agrária.

Agradeço a V. Ex.ª, Sr. Presidente, que me tenha permitido dar estes esclarecimentos.

Tenho di to.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Sr. Abel de Lacerda: -Sr. Presidente: dificilmente encontro palavras que exprimam o meu pensamento, dominado pela comoção e pelo luto que a morte do Dr. Ricardo Espirito Santo impõe.

Os povos valem na medida em que se afirmam as suas elites, e, por isso, sinto que estamos hoje mais pobres: perdemos alguém de indiscutível valor intelectual e financeiro, cuja notável e esclarecida acção muito impulsionou o fomento nacional nos últimos vinte e cinco anos.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Mas acima da sua acção económica, outra para mira se destaca de não menor valia e, entre nós,