Eduardo Pereira Viana.

Francisco Cardoso de Melo Machado.

Francisco Eusébio Fernandes Prieto.

Gaspar Inácio Ferreira.

Gastão Carlos de Deus Figueira.

Henrique dos Santos Tenreiro.

Herculano Amorim Ferreira.

João da Assunção da Cunha Valença.

João Luís Augusto das Neves.

João Mendes da Costa Amaral.

Joaquim Dinis da Fonseca.

Joaquim de Moura Relvas.

Joaquim de Pinho Brandão.

Joaquim de Sousa Machado.

Jorge Botelho Moniz.

José Dias de Araújo Correia.

José Garcia Nunes Mexia.

José Maria Pereira Leite de Magalhães e Couto.

José Sarmento Vasconcelos e Castro.

José Venâncio Pereira Paulo Rodrigues.

Luís de Arriaga de Sá Linhares.

Luís Maria Lopes da Fonseca.

Manuel Lopes de Almeida.

Manuel de Magalhães Pessoa.

Manuel Maria Vaz

Manuel Monterroso Carneiro.

Manuel Trigueiros Sampaio.

D. Maria Margarida Craveiro Lopes dos Reis.

Mário de Figueiredo.

Paulo Cancella de Abreu.

Pedro Joaquim da Cunha Meneses Pinto Cardoso.

Ricardo Vaz Monteiro.

Sebastião Garcia Ramirez.

Urgel Abílio Horta.

Venâncio Augusto Deslandes.

O Sr. Presidente: - Estão presentes 68 Srs. Deputados.

Está aberta a sessão.

Eram 16 horas e 20 minutos.

O Sr. Presidente: - Estão em reclamação os n.ºs 78 e 79 do Diário das Sessões.

O Sr. Teixeira de Sousa: - Sr. Presidente: desejo apenas fazer duas rectificações ao Diário das Sessões n.º 78: na p. 510, col. l.ª, 1. 5, onde se lê: «100 000 pipas», deve ler-se: «40 800 pipas»; e a seguir, na 1. 9, onde se lê: «37 pipas», deve ler-se: «15 pipas».

O Sr. Presidente: -Visto mais nenhum Sr. Deputado pedir a palavra sobre os referidos números do Diário das Sessões, considero-os aprovados com as alterações apresentadas.

Vai ler-se o

Dos Grémios da Lavoura de Ferreira do Alentejo, de Odemira, de Aljustrel, da Vidigueira e do Alvito, a apoiar as palavras proferidas na Assembleia Nacional pelo Sr. Deputado Lima Faleiro acerca da criação de uma estação agrária em Beja.

Dos exportadores de vinho da Madeira, a apoiar as considerações feitas na Assembleia Nacional pelo Sr. Deputado Alberto de Araújo sobro a questão vinícola portuguesa.

De um exportador de vinhos para África, a pedir aumento dos contingentes ou liberdade de exportação.

Exposições

Do Sr. Presidente da Junta de Província da Beira Litoral, a prestar esclarecimentos acerca de algumas considerações produzidas na Assembleia Nacional pelo Sr. Deputado Manuel Maria Vaz a respeito da construção de um sanatório heliomarítimo no Centro do País.

Reprodução de uma, enviada pelo Grémio da Lavoura de Amarante a S. Ex.a o Subsecretário de Estado da Agricultura, sobre o problema dos vinhos verdes.

Idem, enviada pelo Grémio da Lavoura da Covilhã e Belmonte a S. Ex.a o Ministro da Economia, sobre o problema da vinicultura.

O Sr. Presidente: -Está na Mesa um oficio da 2.a vara cível de Lisboa, a solicitar autorização para que o Sr. Deputado Pinto Barriga possa depor como testemunha no dia 2 de Março próximo.

O Sr. Deputado Pinto Barriga não vê inconveniente para a sua actividade parlamentar em que seja concedida a autorização.

Vou consultar a Câmara sobre se concede essa autorização.

Consultada a Assembleia, foi concedida.

O Sr. Presidente:-Está na Mesa, enviada pela Presidência do Conselho, uma proposta de lei relativa à execução de obras de pequena distribuição de energia eléctrica.

Vai ser enviada à Gamara Corporativa e à Comissão de Economia desta Assembleia.

Estão na Mesa os elementos fornecidos pelo Ministério da Economia em satisfação do requerimento apresentado na sessão de 27 de Janeiro último pelo Sr. Deputado Melo Machado.

Vão ser entregues ao mesmo Sr. Deputado.

Estão na Mesa, enviados pela Presidência do Conselho, para efeitos do § 3.º do artigo 109.º da Constituição, os n.ºs 24 e 27 do Diário do Governo, l.ª série, de l e 4 do corrente, que inserem os Decretos-Leis n.ºs 40 050, 40 051 e 40 053.

Tem a palavra antes da ordem do dia o Sr. Deputado Cortas Lobão.

O Sr. Cortês Lobão: - Sr. Presidente: pedi a palavra para recordar uma data já muito afastada e para muitos até esquecida; data que já entrou na história, mas que está sempre viva, sempre presente na memória de alguns.

Mais um ano passou, mais um ano afastou esse dia histórico de 7 de Fevereiro de 1927.

Essa data que ontem se comemorou marca, para o País, a passagem do caos para a ordem, do passado sombrio e triste para a época clara, alegre e feliz do engrandecimento.

Vozes: - Muito bera!

O Orador:-Foi nesse dia que o caminho ficou desimpedido às futuras realizações que depois se operaram.

Foi este o último o definitivo esforço para levantar o Pais e, por ser o último, teve de ser duro, violento por vezos, onde se jogou vida por vida, tudo por tudo.

Sr. Presidente: foi Sidónio Pais, essa figura de patriota, esse grande capitão sem medo, esse português apontado como grande de mais para um pais tão pequeno, quem