Quais os quantitativos médios despendidos em cada casa considerando somente a habitação e considerando também as despesas efectuadas com a expropriarão do terreno e sua preparação;

c) De quanto foi o auxilio do Estudo para essas realizações, no que se refere ao custo das habitações, ao custo do terreno e ao custo da sua respectiva preparação».

Vozes: - Muito bem!

para que se esclareçam possíveis dúvidas e definam posições. Não vá, com o andar dos tempos, o enredo dos especuladores e dos intriguistas turbar os ares com equívocos e confusões que possam desorientar a opinião pública ou ensombrar as relações do boa e leal camaradagem que sempre tem existido entre os que amorosamente andam ao serviço da outra causa - e essa, sim, que a todas sobreleva; essa, sim, que é a que importa: a Causa Nacional.

Vozes: - Muito bem!

O Orador:-O objectivo supremo do anunciado movimento seria, transcrevendo, à letra, da nota em questão : «A doutrinação das ideias republicanas e a apologia das instituições que melhor as servem», «o estudo de reformas de sentido democrático e progressivo em todos os ramos da actividade nacional».

Apreciada a iniciativa nestes termos, nada mais legítimo nem mais conforme com a boa razão. E não, evidentemente, com o fundamento grosseiro de estarmos em regime republicano, que seria apenas a invocação da lei do mais forte; mas porque o exercício da liberdade de pensamento e do apostolado das ideias é, dentro de limites saudáveis, um direito irrecusável da pessoa humana.

Direi mesmo: propósito mais que legitimo, louvável e meritório.

A cultura política e a actividade política doutrinária podem ter ampla e benéfica projecção, muito para além do sector em que se desenvolvem e dos objectivos que tem em vista.

É assim no plano propriamente político. Por um lado, se debatem os grandes problemas nacionais e se estudam e criticam as soluções. Por outro, se cria um viveiro de homens especialmente votados ao interesse público. Aviva-se em muitos a consciência política, a sensibilidade patriótica, o amor e o zelo do bem comum. Revelam-se valores, preparam se e adestram-se competências para os encargos do governo e da administração.

É assim também no plano cultural. A doutrinação política, ou se exerça no campo da observação e da história ou no campo do raciocínio e da lógica e no mundo dos conceitos, seja a exposição serena ou o debate acalorado, anima e enriquece a vida do pensamento, suscita e amplia o labor da erudição.

Tudo está, para que assim seja, que a doutrinação e o apostolado estejam animados de sãos propósitos e sejam orientados por bons caminhos.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - É preciso que se não perca de vista nem a nobre missão da política nem a alta dignidade da inteligência.

É preciso que se não perca de vista que a missão da política é o bem comum, o interesse soberano da comunidade. Que se proclame, em todos os domínios da doutrina e da actividade políticas, o primado do interesse nacional. Do interesse nacional verdadeiro, e não das abstracções dos ideólogos, nem dos fanatismos das seitas, nem das conveniências das facções e dos bandos partidários, nem dos interesses inconfessáveis dos senhores feudais da finança e da economia, nem dos desígnios ocultos das alfurjas e das potências secretas.

Vozes: - Muito bem!

O Orador:-É preciso que doutrinar para ávida política seja formar portugueses na plena consciência do seu portuguesismo; educar homens no vivo sentimento dos seus deveres cívicos, e não deformar inteligências e corromper corações. Que apostolizar seja o apelo às almas para melhor amarem e servirem a Pátria, na sua unidade, na sua grandeza, na sua vocação e no seu destino, e não perturbar, dividir, incendiar ódios, embravecer paixões, semear discórdias, avivar antagonismos, desorientar consciências.

Vozes: - Muito bem!

O Orador:-É preciso que se não perca de vista a dignidade do espírito e a dignidade da inteligência. Que não se degrade o espírito, que não se prostitua a inteligência, pondo-os ao serviço doutra causa que não seja a verdade. E a verdade, em política, é a política da Nação, orientada pelos caminhos arejados de um saudável realismo, que concilie os altos princípios com as lições da experiência e as imposições das realidades.

Vozes: - Muito bem!

O Orador:-É preciso que a cultura política soja realmente ... cultura. Que no lugar das razões não estejam disfarçadas as paixões, os interesses, os egoísmos. E que a chama augusta do espirito e a alta dignidade do magistério e do apostolado das ideias políticas não sirva apenas de manto aos mais baixos cálculos, às intenções mais impuras e mesquinhos pensamentos reservados.

Bem orientadas, nem mesmo as disputas doutrinárias entre homens discordantes ou correntes adversas deixarão de ter suas vantagens. Vantagens para a cultura, para a política, para a própria governação.

Na controvérsia alarga-se a visão dos assuntos; precisam-se e definem-se melhor as ideias; afloram novas razões e novos aspectos das coisas; vem mais à luz a complexidade real dos problemas, olhados de vários pontos de vista e nas suas múltiplas facetas, e a solução das questões é melhor joeirada, submetida a critica mais rigorosa e mais ampla.

Vantagens também para os homens - o beneficio do comércio das ideias e do confronto das opiniões. Ganham intelectualmente, pela esgrima do espírito e a mais ampla