Ernesto de Araújo Lacerda e Costa.

Francisco Cardoso de Melo Machado.

Francisco Eusébio Fernandes Prieto.

Gaspar Inácio Ferreira.

Gastão Carlos de Deus Figueira.

Henrique dos Santos Tenreiro.

Herculano Amorim Ferreira.

João Alpoim Borges do Canto.

João Cerveira Pinto.

João Luís Augusto das Neves.

Joaquim Dinis da Fonseca.

Joaquim de Pinho Brandão.

Joaquim de Sousa Machado.

Jorge Botelho Moniz.

José Dias de Araújo Correia.

José Maria Pereira Leite de Magalhães e Couto.

José Sarmento Vasconcelos e Castro.

José Venâncio Pereira Paulo Rodrigues.

Luís de Arriaga de Sá Linhares.

Luís de Azeredo Pereira.

Luís Maria Lopes da Fonseca.

Manuel Lopes de Almeida.

Manuel de Magalhães Pessoa.

Manuel Maria Múrias Júnior.

Manuel Maria Vaz.

Manuel Marques Teixeira.

Manuel Monterroso Carneiro.

Manuel de Sousa Rosal Júnior.

Manuel Trigueiros Sampaio.

D. Maria Leonor Correia Botelho.

D. Maria Margarida Craveiro Lopes dos Reis.

Mário de Figueiredo.

Paulo Cancella de Abreu.

Pedro de Chaves Cymbron Borges de Sousa.

Pedro Joaquim da Cunha Meneses Pinto Cardoso.

Ricardo Malhou Durão.

Ricardo Vaz Monteiro.

Sebastião Garcia Ramires.

Argel Abílio Horta.

Venâncio Augusto Deslandes.

O Sr. Presidente: - Estão presentes 81 Srs. Deputados.

Está aberta a sessão.

Eram 16 horas e 30 minutos.

O Sr. Presidente: - Está em reclamação o Diário das Sessões n.º 80.

O Sr. José Sarmento: - Sr. Presidente: desejo fazer as seguintes, rectificações a esse número do Diário das Sessões: na p. 545, col. 2.º, suprimir o que está nas 1. 10 a 17, substituindo-o por estas palavras: «Sobre o alto preço da aguardente do Douro, a que V. Ex.ª se refere, informo que no ano de 1952 o preço da referida aguardente foi unicamente 20 por cento superior à que foi fornecida pela Junta Nacional do Vinho. Se atentarmos no preço do custo dos vinhos da região do Douro e daquela onde se colheu o vinho queimado pela Junta Nacional do Vinho, conclui-se que a aguardente do Douro ficou barata, comparada com aquela». Na p. 550, col. 2.ª, deve acrescentar-se, a seguir ti 1.13, o seguinte: «Para dar uma ideia da exiguidade da superfície ocupada por aqueles terrenos, aponto que, em cerca de 141 milhões de cepas existentes no Douro, menos de l milhão se encontram nos tais terrenos».

A seguir devem antepor-se ao que está escrito as palavras e O Orador:-», visto que essas palavras seguintes já não suo minhas, mas do orador que estava no uso da palavra.

O Sr. Amândio de Figueiredo: - Desejo também fazer uma pequena rectificação no referido Diário.

A p. 545, col. 2.º, 1.39, deve intercalar-se a palavra «somente» entre as palavras «diz» e «respeito».

O Sr. Presidente: - Com o mais nenhum Sr. Deputado pede a palavra, considero aprovado o Diário das Sessões n.º 80, com as rectificações apresentadas.

Vai ler-se o

Diversos, a apoiar as considerações feitas na sessão de ontem pelo Sr. Deputado Daniel Barbosa em defesa da resolução da crise vinhateira do Douro, entre os quais se destacam um da Associação Comercial do Porto e outro do Grémio dos Exportadores de Vinho do Porto.

Da Associação Industrial Portuense, a apoiar as considerações feitas pelos Srs. Deputados durante o debate do aviso prévio realizado pelo Sr. Deputado Paulo Cancella de Abreu, mormente as que se referem à região do Norte, pela influência que podem ter no desenvolvimento das actividades industriais.

O Sr. Presidente: - Chamo a atenção da Câmara.

Regressou ontem aos trabalhos desta Assembleia, dos quais esteve ausente durante muito tempo, por motivos de saúde, o Sr. Deputado Joaquim Mendes do Amaral, digno vice-presidente desta Câmara.

Eu, que tinha manifestado a VV. Ex.ªs, quando soube da sua doença, os melhores votos para que regressasse brevemente aos nossos trabalhos, julgo que interpreto os sentimentos da Assembleia transmitindo ao Sr. Deputado Joaquim Mendes do Amaral o regozijo que sentimos por vê-lo regressar à nossa camaradagem.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Sr. Presidente: - Tem a palavra antes da ordem do dia o Sr. Deputado Camilo Mendonça.

O Sr. Camilo Mendonça: - Sr. Presidente: não poderia deixar de me referir desde já à proposta de lei sobre a electrificação rural, que os Srs. Ministros das Obras Públicas e da Economia acabam de enviar a esta Assembleia; de me referir a essa proposta de lei para louvar os seus propósitos e regozijar-me com a sua oportunidade. Bem hajam os Srs. Ministros que a subscrevem. Bem hajam, pois vão ao encontro de uma necessidade indiscutida e visam um dos objectivos mais necessários ao progresso das nossas gentes do campo, que bem o merecem. Bem hajam, Srs. Ministros, são as palavras que desde já sinto dever dizer-lhes.

Vozes: - Muito bem!