(Continuação do quadro anterior, ver imagem)

No quadro incluem-se actividades comerciais, ofícios e artes. Nota-se que os vários comércios aumentaram, nalguns casos perceptivelmente. É um facto averiguado o desenvolvimento do comércio retalhista. A questão do custo do intermediário entre o produtor e o consumidor tem grande importância, que ressalta dos números publicados periodicamente no quadro acima transcrito.

Matéria tributável A matéria tributável que produz a contribuição industrial consiste em capital e rendimentos, conforme os casos, como já longamente se explicou em pareceres anteriores. Para 1953, o quadro seguinte, relacionado com 1933, insere os elementos que mostram a base em que assenta a contribuição industrial:

(Ver tabela na imagem)

O capital sobre que incidiu a tributação das sociedades anónimas subiu de perto de 500 000 contos, entre 1952 e 1953, e houve também grande desenvolvimento nos rendimentos tributáveis das sociedades anónimas tributadas pelo grupo C e de outros contribuintes no mesmo grupo.

Este desenvolvimento da matéria tributável deu lugar ao aumento da contribuição industrial assinalado acima.

Evolução dos rendimentos tributáveis O grupo O tem muita influência no total da contribuição industrial, que depende do desenvolvimento da matéria tributável. A evolução desta, em percentagem, no longo período que vem de 1936, consta do quadro seguinte, em que se tomou este ano como igual a 100:

(Ver tabela na imagem)

Nota-se que entre 1952 e 1953 houve um aumento de 20 pontos, e que o avanço no grupo C foi muito maior do que no conjunto, visto ter atingido num caso 388 e noutro não passar de 248.

Adicionais à contribuição industrial O quantitativo cobrado na contribuição industrial atingiu 602 788 contos, sobre 613 569 liquidados.

Viu-se já a sua divisão pelos grupos A, B e C.

Mas, além destas quantias, que representam a verba principal, o contribuinte paga as adicionais para os corpos e corporações administrativas.

No quadro seguinte dão-se os adicionais para os dois rasos das contribuições predial e industrial:

(Ver tabela na imagem)

Os municípios dos distritos de Lisboa e Porto recebem mais de metade do total dos adicionais à contribuição. Outros distritos logo a seguir são: Santarém, Setúbal e Braga. A marcar a sua importância na vida económica nacional, destaca-se a contribuição industrial, compreendendo adicionais, dos distritos de Lisboa e Porto, com perto de 500 000 contos, no total de 776 000 de verba principal e adicionais, liquidada em todo o País, incluindo as ilhas adjacentes.

Setúbal, Braga, Aveiro e Coimbra, que vêm a seguir, têm valores muito mais pequenos, desde 34 600 contos, números redondos, em Braga, para cerca de 24 400 em Aveiro.

No quadro que segue dá-se a repartição geográfica da contribuição industrial e adicionais por distritos:

(Ver tabela na imagem)