Armazém .......... 121

Ferro em chapa, em barra, etc.... 4 622

Fábrica de acabamentos .. 400

Armazém de tecidos ...... 1 421

Mercador de tecidos

Mercador ........... 213 ... 664

Louças de porcelana - Fábrica.... 2 515

Máquinas para a agricultura -

Mercearia:

Armazém ........... 14 623

Óleos, gasolina, petróleos e

Pesca por aparelhos ........ 1 502

Produtos químicos-Fábrica... 5 560

Seda-Fábrica, armazém e

Vendedores ambulantes ...... 9 228

Armazém ........... 10 980

Incidência da contribuição industrial por actividades Os problemas relacionados com a contribuição industrial têm hoje bastante importância e tê-la-ão ainda maior no futuro.

Este é um dos motivos por que em todos os anos se procura oferecer à análise o maior número possível de elementos sobre o assunto. A industrialização que se pretende levar a cabo tem de os considerar. Sem eles não se conheceriam exactamente as variáveis delicadas que podem afectar no futuro a inversão de capitais importantes.

Um dos pontos que é possível esclarecer já é a repartição da contribuição industrial por actividades económicas.

Com este objectivo preparou-se o quadro seguinte, que este ano se publica pela primeira vez, onde se inscreveram as verbas correspondentes a cada grupo:

(Ver quadro na imagem)

Como se nota, num total de 656 718 contos de liquidação virtual e eventual, compete cerca de metade ao comércio, bancos, seguros e propriedade fundiária. É possível, felizmente, subdividir ainda o total de 321 839 contos, e, ao fazê-lo, verifica-se que o comércio por grosso e a retalho ocupa o primeiro lugar.

Contos O grupo que vem logo a seguir respeita às indústrias transformadoras, com o total de 237 207 contos.

É neste grupo que se encontra a contribuição de grande parte da indústria nacional. Se a contribuição liquidada exprime de qualquer modo a sua importância no conjunto económico, vale a pena decompor a verba.

Assim: