cada contribuinte) a matéria tributada reduziu-se para 76 941, menos do que o ano passado. Tudo se nota nos números que seguem:

Contos

Remunerações de actividades pessoais acumuladas ............. 152 661

Deduções dos 120.080$ a cada contribuinte .................... 75 720

Total do imposto complementar O total do imposto liquidado, incluindo o adicionamento, foi, pois, de:

Contos

Rendimentos tributados Para ter ideia da distribuição dos rendimentos pode organizar-se um mapa por escalões, tanto para o caso de pessoas singulares como para o de colectivas. Seria interessante poder dar ao mesmo tempo o imposto liquidado em cada escalão, de modo a ter ideia de como foi distribuído.

No quadro seguinte dão-se os números para o caso das pessoas singulares:

Rendimentos de pessoas singulares O total atingiu l 772 327 contos, incluindo 1G49 contos relativos a colectas do imposto de minas e 335 376 contos de rendimentos de acções ao portador não registadas.

Note-se que, não contando com estas últimas, Lá em pessoas singulares 97 rendimentos superiores a 1000 contos, 17 dos quais eram superiores a 2000 e 6 a 3000.

Não parece serem muitos os rendimentos superiores a 1000 contos, e, dada a elevação de preços em certos produtos, o número é com certeza ultrapassado. As cifras dos rendimentos globais não correspondem à realidade.

Os rendimentos tributados nos escalões superiores a 1000 contos tonam de perto os 150 000 contos.

Pessoas colectivas No caso de pessoas colectivas os rendimentos colectáveis atingiram l 713 488 contos, bastante mais do que o ano passado. A sua divisão por escalões contas do quadro que segue.

É de notar que cerca de 30 por cento dos rendimentos se encontram no escalão superior a 3000 contos. Há 64 contribuintes neste escalão.

São as sociedades por quotas que concorrem com maior volume de rendimentos, seguidas pelas sociedades anónimas. As sociedades por quotas cabem 1 173 896 contos de rendimentos colectáveis. No quadro seguinte inscrevem-se os rendimentos globais das pessoas singulares e colectivas por distritos:

É notável a importância de Lisboa, tanto no caso de pessoas singulares como no caso colectivas. O pequeno relevo de certos distritos dá logo nota da sua apoucada importância e vida económica. O quadro mostra o ex-