(ver tabela na imagem)

Taxa de compensação A taxa de compensação rendeu 125 667 contos, mas liquidaram-se 129 651.

A maior parcela proveio da incidência sobre a contribuição industrial.

Imposto de sisa A abundância de dinheiro proveniente de alguns produtos florestais, como a cortiça, já se evidenciou neste imposto - e mais se há-de notar nas contas de 1954. Certos distritos, como o de Portalegre, mostram indicações de avultadas vendas de propriedade rústica.

No conjunto, aumentaram muito os valores declarados para efeitos de sisa, quer os relativos a prédios rústicos quer os de prédios urbanos, como se nota a seguir:

(ver tabela na imagem)

Nos prédios urbanos, onde novamente se salienta Lisboa, como se verificará adiante, aproxima-se de 1600 000 contos o valor declarado e no caso dos prédios rústicos a cifra quase atingiu l milhão de contos, cerca de 200 000 contos a mais do que nos anos anteriores.

Em que sentido se fazem as transmissões?

Não é possível deduzir dos elementos à vista a natureza, neste aspecto, das operações realizadas com a propriedade rústica.

Contudo o exame da conjuntura económica e um estudo das recentes transmissões levam a crer que se está a efectivar nova concentração de propriedade rústica a sul do Tejo.

As transmissões efectuam-se como resultado dos preços das cortiças e das consequências que deste fenómeno derivam para o produtor e o intermediário. Mas parece também averiguada a tendência para o emprego em propriedade rústica de lucros advindos de outras actividades, comerciais ou industriais.

Parece ser vantajoso estudar um assunto que pode trazer abalos sociais em zonas já de si em situação instável e tomar medidas no sentido de evitar maiores concentrações. Em 1953 subiram a 2 378 469 contos os valores dos bens que serviram de base às transacções. O imposto cobrado desde 1930-1931 foi como se verifica no quadro que segue:

(ver tabela na imagem)

Os valores declarados, como acima se notou, foram muito menores.

A sua distribuição dá até certo ponto indicação da conjuntura económica das zonas onde se efectivam as transacções.

De modo que o exame da distribuição destas, por distritos, e até por concelhos, dá indicações preciosas sobre a situação económica regional, tanto no que se refere a necessidades como no relativo a abundância de dinheiro.

No quadro seguinte distribuem-se por distritos os valores declarados das transacções sobre prédios rústicos e urbanos:

(ver tabela na imagem)