(...) imposto de estampilhas, com perto de 25 000 contos, e, em qualquer caso, sensível no do selo, com mais de 11 767 contos. Os direitos de importação flectiram consideravelmente. E a baixa deu-se tanto nas imposições sobre mercadorias de origem externa como ultramarina, embora a influência destas seja muito pequena no conjunto.

Discriminando os rendimentos cobrados, verificam--se para os últimos anos os números seguintes:

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Num conjunto de 1 928 000 contos, menos 207 000 do que no ano anterior, a baixa foi de 116 000 contos nos produtos de origem estrangeira. Os tabacos, quase totalmente vindos de fora, mostram também decréscimo apreciável. Considerando o conjunto do comércio externo, dão-se a seguir os direitos de importação e exportação e a taxa de salvação nacional, expressa em contos, para os anos que decorrem desde o princípio da guerra, relacionados com o de 1980-1931:

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Um simples olhar indica que o maior decréscimo se deu nos direitos de importação e taxa de salvação nacional, que está relacionada com eles. Além das receitas dos direitos sobre o comércio externo, englobando, embora impropriamente no termo, as províncias de além-mar, há outros impostos. No quadro que segue inclui-se na importação a taxa de salvação nacional, que talvez fosse vantajoso englobar nas pautas:

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Nota-se que, num conjunto de 2 235 619 contos, pertencem às receitas das importações cerca de 73,4 por cento, mais ou menos 4,2 por cento às das exportações e cerca de 22,5 por cento aos restantes impostos indirectos, que somaram 502 319 contos. As percentagens de outros impostos indirectos pouco passaram de 19 em 1952.

Comércio externo Em 1953 o saldo negativo da balança do comércio foi um pouco superior ao de 1952. Houve baixa pronunciada, tanto nos valores das importações como nos das exportações.

Os problemas do comércio externo da metrópole não podem ser hoje convenientemente analisados sem os associar com os do ultramar. A balança de pagamentos dos territórios ultramarinos, sobretudo a de Angola e Moçambique, influi muito na da metrópole, que é tradicionalmente negativa.

Noutro lugar deste parecer estudam-se as relações entre a metrópole e as províncias atlânticas e africanas, mas convém determinar as características de cada uma, de modo a poderem reconhecer-se claramente as suas fraquezas e assim tentar procurar remédios para as corrigir.

No quadro seguinte dá-se o comércio externo de importação e exportação e incluíram-se nele, este ano, os valores unitários da tonelada de importação e exportação para os últimos anos, que, como se verá adiante, explicam algumas anomalias do comércio externo, em 1953:

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