posto sobre a indústria como a participação nos lucros das empresas exploradoras foram maiores. Os últimos atingem 4556 contos, superiores em cerca de 1000 contos aos do ano anterior. Apesar dos esforços feitos no sentido de desviar pelo menos uma parte importante das importações do tabaco em folha para o ultramar, onde ela é susceptível de ser produzida, mantém-se a situação dos anos anteriores.

Não se compreende bem que, por exemplo, a Rodésia possa produzir e exportar grandes quantidades de tabaco «m folha e Moçambique, ao lado, com condições excelentes, no dizer dos entendidos, o não possa fazer. Parece ser necessário adoptar meios para esse efeito, de modo a reduzir as importações da área do dólar, que são altas e escusadas na hipótese provável de um grande contributo de tabaco em folha de territórios nacionais, como pode ler-se a seguir:

(Ver tabela na imagem)

Como se notará, se forem examinados os números para anos anteriores, poucas são as modificações. Da América do Norte vêm perto de 90 000 contes, em grande preponderância sobre outros países. De há uns anos para cá, por motivo de acordos de pagamentos, a Grécia envia quantidades no valor de pouco mais de uma dezena de milhares de contos.

Além do tabaco em folha, também se importam charutos, cigarros e picados. Mas são bastante menores as quantias despendidas. Depende da produção anual do pescado, e por isso dá ideia da faina durante o ano. Em 1953 a receita foi sensivelmente inferior a 1952, e os valores são bastante menores que o de 1948, em que atingiu quase 60 000 contos.

Camionagem O imposto de camionagem cobra-se de carreiras de passageiros e de mercadorias e de serviços de aluguer. Há, além disso, o imposto de compensação e o destinado ao Fundo Especial d 2 Transportes Terrestres. Ao todo liquidaram-se em 1953 cerca de 114 946 contos, o que é uma soma importante, assim divididos:

(Ver tabela na imagem)

Como se nota, o aumento foi sensível e deu-se sobretudo no imposto de compensação, que é devido pêlos proprietários de automóveis de combustível não sujeito aos mesmos gastos que oneram a gasolina.

As receitas do Fundo Especial de Transportes Terrestres provêm de 60 por cento do imposto de camionagem e de compensação, de uma percentagem do imposto ferroviário e de outros de menor importância.

Outros impostos Das restantes receitas que avolumam o capítulo das indústrias em regime especial, as mais importantes são os provenientes do imposto sobre espectáculos e sobre o jogo. Nas primeiras destacam-se os cinemas, com 16 222 contos de imposto liquidado; corça de metade pertence ao distrito de Lisboa. O imposto sobre o jogo também rendeu perto de 1000 contos mais do que em 1952. Foram sensivelmente iguais a 1953 as receitas deste capítulo: 396 560 contos, contra 330 025 no ano anterior, apesar de ter havido baixas sensíveis em

algumas das rubricas que formam o conjunto das receitas. No quadro seguinte discriminam-se as taxas dos diversos serviços:

(Ver quadro na imagem)