(Ver tabela na imagem )

Os grandes aumentos provêm dos diversos fundos que também compensaram as menores valias verificadas nas receitas de alguns serviços, como se verificará adiante. Nas consignações de receitas fará despesas com a assistência pública as verbas mais importantes estão discriminadas no mapa seguinte:

(Ver tabela na imagem )

(a) Inclui 3600 contos da Federação Nacional das Instituições de Protecção à Infância.

Houve diminuição em quase todas as rubricas, mais acentuada, porém, no Instituto de Assistência à Família. E explicou-se no parecer do ano passado a razão da maior valia, acentuada naquele ano em relação aos anteriores. No restante a quebra mais acentuada deu-se na rubrica geral de outras receitas.

Essa quebra andou à roda de 3700 contos. Incluem-se nesta designação grande número de pequenas verbas, entre as quais convém mencionar os serviços anti-sezonáticos, com 1810 contos, a Federação Nacional das Instituições de Protecção à Infância, com 4005 contos, a Assistência Nacional aos Tuberculosos, com 499 contos, a edição do livro único destinado ao ensino primário elementar, com 400 contos, e outras. As receitas consignadas pata despesas de fomento avolumaram-se este ano muito pela entrega com destino ao serviço do Plano de Fomento, da quantia de 120 000 contos, do Fundo de Exportação. Só nesta rubrica se nota o aumento de 110 000 contos.

Mas também houve sensíveis acréscimos em outras receitas, como se verifica a seguir:

(Ver tabela na imagem )

Os números falam por si e não vale a pena comentados um por um. Mas a rubrica «Diversos» necessita de ser justificada. O que a avoluma, principalmente, é o Fundo Especial de Transportes Terrestres, com receita consignada da ordem dos 100 000 contos, um pouco menos de metade do total da despesa de fomento. As restantes têm pouca importância. Nas receitas consignadas há despesas com o funcionalismo, quase todas de pequeno valor. Incluem-se nelas as necessárias para pagamento de diversas fiscalizações nas fábricas de cerveja, nas de tabaco, no comércio bancário, no jogo e em outras. A maior verba (2 446 contos) relaciona-se com a direcção do serviço de fiscalização.