Nota-se ainda que o ultramar português terá de exigir, com o tempo, cada vez maior número de emigrantes. Politicamente há toda a vantagem em serem eles de origem portuguesa e presume-se ser viável gradual povoamento com os excessos demográficos.

Mas, se os saldos fisiológicos diminuírem na proporção assinalada no quadro acima transcrito, torna-se mais incerta e problemática essa viabilidade.

Há a acrescentar a idade dos emigrantes e o sexo. A grande maioria tem mais de 14 anos e menos de 50 e é formada por indivíduos do sexo masculino.

Todas estas características do movimento demográfico nacional terão profunda influência no futuro. Com o prolongamento da vida média, que é uma conquista dos últimos tempos, e no caso de se acentuar a saída de indivíduos nos idades indicarias, é inevitável a tendência para o envelhecimento da população nacional.

Quer dizer: reduzir-se-á o número de indivíduos activos. Aumentará a proporção de velhos, mulheres e crianças.

U m dos remédios muitas vezes indicados mós pareceres para enfrentar uma situação difícil é a melhoria doa instrumentos da produção incluindo medidas no sentido de maior produtividade e organizando vida melhor para as populações rurais, donde sai grande parte dos emigrantes. Mas estas assuntos não cabem nesta ligeira resenha do movimento demográfico nacional. No quadro seguinte discriminam-se as despesas com a saúde pública, que nas diferentes rubricas atingiu a importância de 28 408 contos, ou seja mais 336 contos do que em 1952:

(a) Os serviços que competiam a Junta Sanitária de Águas foram integrados nos serviços técnicos da Direcção-Geral de Saúde a partir do 1950.

(b) (b) A diferença para menos é resultante da redução de subsídios atribuídos aos serviços anti-sozonáticos e ao Centro de Saúde de Lisboa.

Não houve alterações dignas de nota. A redução, relativamente a 1950, é aparente, dada a transferência de alguns subsídios para a assistência.

A verba maior refere-se às dotações e subsídios a organismos semiautónomos ou com vida à parte.

As mais importantes constam do quadro que segue:

(a) Passou a figurar na Direcção-Geral da Assistência (estabelecimentos hospitalares ).

(c) Inclui as despesas com os serviços anti-rábico e vacínio de Coimbra, que figuravam na Direcção Geral da Assitência.

Instalações hospitalares Há meia dúzia de anos que se procura reformar, tanto quanto é possível com a escassez das verbas, os serviços hospitalares e, através de uma comissão especial, no Ministério das Obras Públicas, vão ser construídos hospitais modernos nos concelhos.

Também se apetrecharam ou sofreram modificações importantes alguns hospitais, que com o tempo, hão-de absorver a maior parte dos doentes que necessitam de tra