Dos 793 016 contos fazem parte as pensões e respectivo suplemento entregues à Caixa Geral de Aposentações e contabilizados na rubrica geral das classes inactivas.

A comparação, habitualmente feita nestes pareceres, com o ano de 1938 deixa de ter sentido, visto agora se incluírem em outros Ministérios verbas que naquele ano faziam parte du antigo Ministério da Guerra. No quadro seguinte dá-se nota da discriminação da despesa ordinária do Ministério:

(a) Compreende os depósitos, anteriormente incluídos nas armas o serviços. (b)Inclui as despesas com tuberculosos.

(c) Além do despendido com oficiais na situação de reserva, compreende despesas com pessoal reformado e com mutilados e inválidos do guerra.

(d) A partir de 1953 passou a constituir o Subsecretariado de Estado da Aeronáutica, do orçamento do Ministério das Finanças.

A transferência da aeronáutica militar para outro Ministério trouxe a diminuição de 40 000 contos, números redondos.

O resultado final, para comparação com outros anos, ainda oferece uma diminuição de despesa da ordem dos 11 000 contos. No Ministério da Marinha o alimento da despesa ordinária foi de cerca de 24 483 contos. Deve notar-se que se deu também neste Ministério a transferência da aeronáutica para o Ministério da Defesa Nacional, o que representou, pelo menos, cerca de 5500 contos em 1903 relativos às forças aéreas pagas pelo Subsecretariado do Ar

Tendo em conta esta alteração, os gastos do Ministério, incluindo as despesas extraordinárias, foram os seguintes:

A despesa total foi a maior, em escudos do ano, desde 1938, com excepção dos três anos de 1947, 1948 e 1949, em que houve importantes gastos extraordinários com material, devidamente assinalados nos pareceres relativos àqueles anos.

Despesas ordinárias e extraordinárias O mapa acima transcrito indica subida apreciável nas despesas ordinárias, e adiante se indicarão as causas desta subida, e o decréscimo acentuado nos últimos anos no orçamento das despesas extraordinárias, que, de 206 183 contos, o maior valor atingido, se reduziram para 7901 contos em 1953.

As razões da descida nas despesas extraordinárias também devem provir da transferência dos serviços aéreos para a Presidência do Conselho, como se explicou no respectivo capítulo.