Os distritos de Bragança, Castelo Branco, Vila Real e Viseu têm 70 por cento, ou cerca, das suas estradas em macadame e em terraplenagens. Neste aspecto o mais mal servido é o de Vila Eeal, seguindo-se-lhe logo os de Bragança, Castelo Branco o Viseu.
Guarda, apesar do longo trajecto de vias internacionais, tem ainda 61.3 por cento de macadame e terra-plenagens e os dois distritos de Beja e Viana do Castelo estão em condições similares.
Resumindo o exame das estradas, pelo que toca a tipo de pavimentação, metade dos distritos do País tem mais de 50 por emito das suas estradas macadamizadas ou em terraplenagens. Da restante metade só quatro - os de Lisboa, Faro, Leiria e Porto - possuem mais de 60 por cento com pavimentos aperfeiçoados.
Estos números exprimem o estado lamentável e as suas deficientes condições nos distritos menos afortunados- os de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco e parte do de Coimbra.
O tipo de pavimentos, por si, não define as necessidades. A intensidade do tráfego, quer pelo que diz respeito a peso quer a frequência, e as condições geológicas das fundações são matérias para considerar na deuisão sobre o tipo de pavimentos, visto serem os mais aperfeiçoados os de maior custo. Mas. exiiminando os númerados e percorrendo as estradas, nota-se que muitas das vias dos distritos acima mencionados necessitam de ser convenientemente melhoradas.
Lanços de estrada por construir
estradas, salta logo à vista a sua densidade nas diversas zonas do País.
O assunto será mais detidamente analisado ãdiante.