Os distritos de Bragança, Castelo Branco, Vila Real e Viseu têm 70 por cento, ou cerca, das suas estradas em macadame e em terraplenagens. Neste aspecto o mais mal servido é o de Vila Eeal, seguindo-se-lhe logo os de Bragança, Castelo Branco o Viseu.

Guarda, apesar do longo trajecto de vias internacionais, tem ainda 61.3 por cento de macadame e terra-plenagens e os dois distritos de Beja e Viana do Castelo estão em condições similares.

Resumindo o exame das estradas, pelo que toca a tipo de pavimentação, metade dos distritos do País tem mais de 50 por emito das suas estradas macadamizadas ou em terraplenagens. Da restante metade só quatro - os de Lisboa, Faro, Leiria e Porto - possuem mais de 60 por cento com pavimentos aperfeiçoados.

Estos números exprimem o estado lamentável e as suas deficientes condições nos distritos menos afortunados- os de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco e parte do de Coimbra.

O tipo de pavimentos, por si, não define as necessidades. A intensidade do tráfego, quer pelo que diz respeito a peso quer a frequência, e as condições geológicas das fundações são matérias para considerar na deuisão sobre o tipo de pavimentos, visto serem os mais aperfeiçoados os de maior custo. Mas. exiiminando os númerados e percorrendo as estradas, nota-se que muitas das vias dos distritos acima mencionados necessitam de ser convenientemente melhoradas.

Lanços de estrada por construir Verificou-se atrás que em 31 de Dezembro de 1953 estavam construídos .16 962 km. Como o plano rodoviário comporta 20 597 km, faltava construir 3635 km. De facto, a extensão, em fins de 1954, era de 3641 km, dos quais 2648 sem estudo e os restantes em estudo ou com projecto, mas sem parecer do Conselho Superior de Obras Públicas, ou com projecto e parecer deste órgão técnico. Examinando os números por distritos, notam-se aiudii atrasos de importância1 no quadro seguinte, que dá, em quilómetros, nos seus diversos aspectos, o estudo actual das estradas:

estradas, salta logo à vista a sua densidade nas diversas zonas do País.

O assunto será mais detidamente analisado ãdiante.