As escolas industriais e comerciais consomem 51 073 contos de um total de 65 854, o que é, na verdade, percentagem bastante alta. O que se gasta com escolas agrícolas elementares (1337 contos) é sem interesse. Pode talvez dizer-se que não tem expressão o ensino agrícola elementar em Portugal, o que é, na verdade, um dos paradoxos da nossa vida económica.

Os desenvolvimentos na despesa do ensino técnico médio e elementar têm sido grandes. Mais do que triplicaram desde 1938. E sobretudo notável o aumento no ensino profissional.

Pode talvez arredondar-se em 9122 contos a despesa das escolas comerciais e industriais em 1938. Ela atingiu em 1953 cerca de 51 000 contos.

As percentagens de aumentos nas restantes escolas foram menores.

Também as instalações têm sofrido modificações de relevo, construindo-se novos edifícios e equipando-os convenientemente nalguns casos.

Todos os anos os pareceres vão dando nota da despesa feita com estas instalações, inscrita no (Ministério das Obras Públicas.

Uma grande parte dos gastos do ensino técnico médio e elementar consiste em pessoal.

Nas escolas elementares comerciais e industriais as cifras são as seguintes, por capítulos:

Nota-se a desproporção. Se ainda for decomposta a verba de material, obtêm-se as cifras seguintes:

Conservação de móveis e imóveis ......451

A verba de matérias-primas e produtos para usos de oficinas é na verdade bem pequena.

Para efeitos de comparação adiante se mostra o custo de cada modalidade de ensino:

Ë para completar o quadro, a fim de fazer sobressair algumas anomalias sérias da organização do ensino técnico agrícola, sobretudo do agrícola elementar, dá-se a seguir o respectivo custo:

Como se nota, as percentagens do ensino agrícola elementar são extremamente baixas. Havia apenas duas escolas de ensino prático e há lugar para muitas mais, mesmo com carácter temporário em cada região.

Ensino primário A despesa do ensino primário atingiu 240 319 contos. O aumento em relação ao ano anterior foi de 18 563 contos, o que representa um acréscimo razoável e preciso.

Há a acrescentar os 3500 contos gastos por força do orçamento das despesas extraordinárias e destinados à campanha nacional a que se aludiu acima.

Dividem-se as despesas do modo que segue: