O acréscimo mais notável foi no ensino primário, com 18 584 contos a mais do que no uno anterior. A verba total díscrimina-se do modo seguinte:

231 010

Nos encargos pesam sobretudo os subsídios a cofres ou organizações metropolitanas, ultramarinas ou estrangeiras, no total de 3022 contos, não especificado nas Contas. As escolas do magistério primário despenderam 3319 contos, verba sensivelmente igual à de 1952, e os serviços de inspecção e direcção têm vindo a aumentar as suas dotações nos últimos anos, embora ainda pareça haver lugar para melhorias.

Educação física, desportos e saúde escolar A educação física e os desportos melhoraram consideravelmente nos últimos anos. Construíram-se estádios e o gosto pela educação física é um facto que pode bem concorrer para o avigoramento da raça. A maior parte dos estádios construídos, quer por iniciativa particular quer municipal, tem tido o auxílio do Estado, em comparticipações ou de outro modo, e os próprios serviços exercem hoje uma acção salutar nos excessos que antigamente se praticavam.

Pode subdividir-se o total da despesa assim:

As receitas do Estádio Nacional são contabilizadas no respectivo capítulo. Foram 364 contos em 1953. Para poder comparar as despesas totais do Ministério da Economia nos diversos anos é preciso ter em conta o Fundo de Exportação, que em todos eles, a partir da sua criação, se contabiliza no Gabinete do Ministro.

Por disposição legal as importâncias que o constituíam serão utilizados no Plano de Fomento.

A desposa deste Fundo foi a seguinte desde 1949:

O saldo do Fundo de Exportação foi transferido para o serviço do Plano de Fomento. Avoluma o capítulo das receitas com idêntica quantia.

Com as restrições acabadas de notar, que influenciam consideravelmente as despesas totais das Contas, publica-se a seguir um quadro que dá essas despesas tal como foram contabilizadas.

Para efeitos de comparação devem subtrair-se os quantitativos do Fundo de Exportação, de modo a obter cifras comparáveis: